Vários indivíduos armados mataram 17 comerciantes que viajavam em um ônibus nas imediações da cidade de Zamfara, no norte da Nigéria, afirmou nesta sexta-feira à imprensa o comissário estatal de Informação, Ibrahim Mohammed. Segundo a fonte, o ataque ocorreu na noite da última quinta-feira, quando as vítimas retornavam de uma feira semanal da localidade de Katsina.

Os indivíduos armados dispararam no ônibus que transportava os comerciantes, depois mataram todos os passageiros e queimaram os corpos. Mohammed assinalou que, por enquanto, as autoridades desconhecem a identidade dos assassinos e o motivo do crime, já que as mercadorias permaneceram intactas.

Zamfara se encontra a cerca de 200 km de distância da cidade de Kano, onde uma onda de atentados do grupo radical islâmico Boko Haram causou a morte de pelo menos 185 pessoas na última sexta-feira, segundo os números da Polícia.

Com mais de 150 milhões de habitantes integrados em mais de 200 grupos tribais, a Nigéria, país mais povoado da África, sofre múltiplas tensões por suas profundas diferenças políticas, religiosas e territoriais.