Vilmar Ozoria Siqueira, de 33 anos, foi autuado nesta madrugada de domingo, às 2h, por pescar em período proibido ou em lugares interditados por órgão competente, na rua Odilon de Queiroz, na região Central de Guia Lopes da Laguna.

Conforme o Boletim de Ocorrência da Policia Militar Ambiental nº 102/2012, Vilmar estava transportando 15 quilos de pescado fresco da espécie Pintado. Durante rondas pela região, ele foi abordado pela PM do município, que conduziu o pescado e o autor para o 2º Pelotão de Policia Militar Ambiental de Jardim.

Vilmar assumiu o transporte ilegal do pescado, lavrando o AI IMASUL nº 09542 e LC IMASUL nº 12723 e o pescado ficou apreendido. Convém salientar, que o período de defeso é a época em que as atividades de caça, coleta, pescas esportivas e comerciais ficam vetadas ou controladas em diversos locais do território nacional.

Este período é estabelecido pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), conforme o tempo em que os crustáceos e os peixes se reproduzem. O Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) confirmou que o defeso iniciou em outubro e vai até 28 de fevereiro de 2013.