Com o intuito de proporcionar melhor atendimento aos trabalhadores nas áreas de intermediação de mão de obra, Seguro-Desemprego, emissão de Carteira de Trabalho e oferta de microcréditos, o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Guia Lopes da Laguna inauguram nesta sexta-feira (29), às 9 horas, o Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador(Ciat), em Guia Lopes da Laguna.

Será o 26º Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador inaugurado na gestão de André Puccinelli. Os 25 municípios que já receberam os Centros foram: Três Lagoas, Ponta Porã, Aquidauana, Corumbá, Sidrolândia, Maracaju, Ivinhema, Batayporã, Costa Rica, Campo Grande, Ribas do Rio Pardo, Caarapó, Eldorado, Jardim, Nova Alvorada do Sul, Miranda, Naviraí, Coxim, Iguatemi, Nova Andradina, Aparecida do Taboado, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Dourados e Itaquiraí.

O Ciat integra a Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul(Funtrab), vinculada à Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social(Setas).

O local a ser inaugurado, situado à Rua Macias Barbosa, 3061 – Vila Planalto, foi implantado com recursos do Ministério do Trabalho e Emprego(MTE), em parceria com o governo do Estado de Mato Grosso do Sul e Prefeitura Municipal de Guia Lopes da Laguna.

A nova visão descentralizada permitirá uma maior capilaridade do Sistema Público de Emprego de Mato Grosso do Sul e maior integração com as políticas locais de desenvolvimento econômico e social.

Agora, o trabalhador também vai encontrar no mesmo local, além das ofertas do mercado de trabalho, o acesso para a abertura de microcréditos pelo Banco da Gente, órgão vinculado ao Ciat.

Portanto, o Governo do Estado reafirma o compromisso com a classe trabalhadora, traçando metas e princípios voltados para a promoção das políticas regionais de emprego e renda.

O Município

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – Censo 2010, a população de Guia Lopes está estimada em torno de 10.368 pessoas. A economia do Município é baseada na criação de bovinos, com pecuária de corte e leite. A agricultura é básica de sobrevivência: milho, arroz, mandioca, banana, frutos cítricos, hortaliças. O setor de comércio apresenta diversas casas com diferentes setores, possui frigorífico, laticínio, cerâmica, serraria entre outras indústrias.

Juntamente com Bonito, Bodoquena e Jardim, é um dos municípios que integram o complexo turístico do Parque nacional da Serra da Bodoquena, apresentando grande potencial turístico.