Grêmio busca confirmar vaga na Copa do Brasil contra o Fortaleza

Depois da vitória gremista por 2 a 0 na semana passada, no Ceará, Grêmio e Fortaleza voltam a se enfrentar nesta quarta-feira, no Estádio Olímpico, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. O time gaúcho pode perder por até um gol de diferença que mesmo assim se classifica à próxima fase, onde enfrentará Bahia […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Depois da vitória gremista por 2 a 0 na semana passada, no Ceará, Grêmio e Fortaleza voltam a se enfrentar nesta quarta-feira, no Estádio Olímpico, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. O time gaúcho pode perder por até um gol de diferença que mesmo assim se classifica à próxima fase, onde enfrentará Bahia ou Portuguesa.

Apesar do evidente favoritismo gremista, o zagueiro Gilberto Silva descarta que o confronto esteja decidido. “Temos que manter o foco. Já vi várias coisas acontecerem no futebol. Não dá para achar que está ganho. Tivemos um fim de semana de muito trabalho, para nos prepararmos e mantermos o foco em nossos objetivos nesta competição”, avalia o pentacampeão.

Para o jogo desta quarta, o técnico Vanderlei Luxemburgo não contará com o zagueiro Werley, lesionado no jogo de ida contra os cearenses. Naldo está confirmado como novo titular da defesa. Na lateral esquerda, sem o lesionado Júlio César e o suspenso Pará, Luxa apostará no garoto Dener, 20 anos, cria das categorias de base do clube.

Embora conte com seu meio-campo ideal, o Grêmio tem problemas para definir sua dupla de ataque. André Lima e Marcelo Moreno são os favoritos para começarem a partida, mas o boliviano sentiu um leve desconforto no treino de segunda-feira, e virou dúvida. Bertoglio, Miralles, Leandro ou até mesmo o meia Felipe Nunes também podem aparecer como opções para iniciar o duelo.

Uma certeza Luxemburgo tem: a semana de treinos foi altamente proveitosa para o elenco do Grêmio: “a semana foi ótima. Trabalhamos forte no final de semana. Precisamos ter uma boa base para o Campeonato Brasileiro. Mas a gente poderia estar buscando o título gaúcho em vez de estarmos treinando”, ponderou o comandante gremista.

Se o Grêmio teve folga no final de semana e pôde pensar exclusivamente na partida desta quarta, o Fortaleza vive situação diametralmente oposta. Envolvido com a final do Campeonato Cearense, o Leão mal teve tempo de descansar. Menos de 24 horas após o empate sem gols com o Ceará, domingo, a delegação já havia atravessado o Brasil e chegado a Porto Alegre para a difícil missão de reverter a grande vantagem aberta pelo Grêmio.

O técnico Nedo Xavier decidiu levar 22 jogadores para Porto Alegre. Depois de realizar um trabalho regenerativo no Estádio Beira-Rio, o Fortaleza fez seu único treino visando à partida com o Grêmio na tarde desta terça.

FICHA TÉCNICA GRÊMIO X FORTALEZA

Local: Estádio Olímpico, Porto Alegre (RS)

Data: 9 de maio de 2012, quarta-feira

Horário: 22 horas (de Brasília)

Árbitro: Sandro Meira Ricci (Fifa/PE)

Assistentes: Nadine Câmara Bastos (SC) e Neuza Inês Back (SC)

GRÊMIO: Victor; Edilson, Gilberto Silva, Naldo e Dener; Fernando, Souza, Léo Gago e Marco Antônio; Marcelo Moreno (Miralles) e André Lima (Bertoglio)

Técnico: Vanderlei Luxemburgo

FORTALEZA: João Carlos; Rafinha, Ciro Sena, Cléber Carioca e Kauê; Leandro, Marielson, Esley e Geraldo; Cléo e Jaílson

Técnico: Nedo Xavier

Conteúdos relacionados