Entre os dias 07 de novembro e 09 de dezembro, a galeria Wega Nery, no Centro Cultural Octávio Guizzo, em Campo Grande, vai estar mais multicultural. Nesse período, acontece a mostra individual “América do Sul: Paisagens e Fragmentos”. A exposição é o resultado de expedição fotográfica realizada em janeiro deste ano pelo jornalista e fotógrafo Marco Miatelo, 27.

Durante a expedição foram registradas aproximadamente 10 mil imagens. Para a mostra, Marco selecionou 36 fotos que retratam hábitos, costumes, paisagens, o povo, enfim, as belezas naturais e da cultura de cinco países sul-americanos: Bolívia, Peru, Chile, Argentina e Paraguai.

Com base nesse projeto, Miatelo foi convidado pelo curador da galeria Wega Nery, Rafael Maldonado, para apresentar um recorte da série fotográfica. “Ter sido convidado me deixou bastante feliz. Considero como uma grande oportunidade de apresentar um pouco do meu trabalho como fotojornalista e de compartilhar experiências”, relatou Marco.

Segundo Rafael, “a ação curatorial possibilita o encontro com novas linguagens e propostas estéticas, e os espaços expositivos da Fundação de Cultura do Estado são mecanismos que permitem algumas das experimentações e afirmações do campo da arte. A série fotográfica de Marco Miatelo resulta de uma investigação entre as fronteiras culturais de países latino-americanos e revelam um olhar curioso atento aos detalhes, às cores e às formas que compõem as paisagens e os cenários visitados.”

Além dos povos da região, foram retratadas paisagens deslumbrantes na Bolívia, como o Deserto de Sal; no Chile, como Deserto do Atacama, e no Peru, como a Ilha Flutuante de Uros, o maior e mais alto lago do mundo, o Titicaca, e, com destaque, Machu Picchu, uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

Para Marco, “nesta viagem, além de fotografar diversas situações inusitadas da cultura de cada um destes países, também foi um enorme aprendizado. Durante 28 dias, me deparei com constantes contrates, tanto dos lugares como sociais. Essa miscigenação se integrava de maneira curiosa e única, sempre despertando a atenção do meu olhar para os personagens ou para pontos esculpidos pela natureza”.

Breves dados biográficos – Nascido em 03 de março de 1985, em Ivinhema (MS), Marco Miatelo mora há 15 anos em Campo Grande (MS). Desde criança mantém contato com a arte da fotografia. Em 2004, passou a fotografar profissionalmente. Dois anos depois, ainda na faculdade, participou pela primeira vez e venceu concurso fotográfico realizado pela Faculdade Estácio de Sá, instituição na qual se formou em Jornalismo.

Em 2007, ficou em 5° lugar no 3° Concurso Oakley de Fotografia, de amplitude nacional. No ano seguinte, ficou em 4° no concurso da mesma marca, obtendo o privilégio de participar com sua obra da Exposição Linha da Cultura, realizada pela Prefeitura de São Paulo, no Metrô Estação das Clínicas.

No ano de 2009, no 2º Foto Arte Brasília – Avistar, ao obter menção honrosa, pôde integrar a exposição realizada em Brasília (DF) e foi inserida no catálogo do concurso. Em 2010, Marco venceu o Concurso “Olhares Sobre Campo Grande – MS”. Além da premiação, sua obra foi destaque da mostra fotográfica intitulada “1º Salão de Artes ‘Olhares Sobre Campo Grande – MS’”.

Em 2012, Marco venceu o concurso da editora iPhoto, de São Paulo. Além do prêmio, seu portfólio foi publicado no site oficial. Também neste ano, suas três fotos inscritas no Concurso de Fotografia: “Patrimônio Histórico de MS – Nossa Identidade” receberam menção honrosa.

Como repórter fotográfico, já contribuiu para importantes órgãos da imprensa brasileira, como a Revista Veja e a Agência Estado (do grupo O Estado de São Paulo). Atualmente, Marco, além de freelancer para jornais, revistas e agências de comunicação, trabalha como assessor de imprensa na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.