Gado começa a ser vacinado contra febre aftosa na fronteira
Os pecuaristas da faixa da fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai e a Bolívia começaram a vacinar o rebanho contra a febre aftosa. A segunda etapa da campanha, realizada mais cedo na região, deve ser acompanhada por técnicos da Defesa Sanitária. O pecuarista Wanderlei Alves vacina o último lote das 240 cabeças […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os pecuaristas da faixa da fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai e a Bolívia começaram a vacinar o rebanho contra a febre aftosa. A segunda etapa da campanha, realizada mais cedo na região, deve ser acompanhada por técnicos da Defesa Sanitária.
O pecuarista Wanderlei Alves vacina o último lote das 240 cabeças que tem na fazenda Ita Brasília. A propriedade fica no município de Antônio João, a menos de cinco quilômetros da fronteira com o Paraguai.
Criador da raça nelore há 20 anos, ele sabe da responsabilidade que tem com a sanidade dos animais e é um dos primeiros pecuaristas a vacinar o gado na região sul do estado. A imunização foi feita por técnicos da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal).
O pecuarista Silvino Viera comprou 140 doses da vacina, mas ainda não aplicou no rebanho. “Eu não consegui fiscal. O veterinário da Iagro virá acompanhar a vacinação”, diz.
Segundo a Iagro, deverão ser vacinados os animais que estão em propriedades rurais localizadas em uma faixa de 15 quilômetros da linha de fronteira de Mato Grosso do Sul com a Bolívia e o Paraguai. Está é a antiga zona de alta vigilância e abrange 13 municípios. Em Mato Grosso do Sul são aproximadamente 7,3 mil fazendas na faixa de fronteira. O governo espera imunizar cerca de 800 mil cabeças.
O criador Miguel Derzi ainda não comprou as doses. O rebanho de 700 cabeças só vai ser imunizado em 15 dias. “Passamos um inverno tenebroso em termos da longa estiagem. As pastagens não se recuperaram até o presente momento. As chuvas que caíram foram insuficientes. Então, eu estou dando um descanso para ter recuperação deste pasto, pra gente poder vacinar o rebanho em melhores condições”, diz.
Já para outras regiões de Mato Grosso do Sul, a segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa começa dia 1º de novembro.
Notícias mais lidas agora
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
Últimas Notícias
Corpo é encontrado entre forro e telha de igreja em obras em MS
Polícia suspeita que vítima tenha morrido eletrocutada
Câmara aprova orçamento de R$ 6,8 bilhões para Campo Grande em 2025
Projeto da LOA com 557 emendas foi votado nesta quinta-feira (12) em duas sessões
Reitora da UFMS é empossada pelo ministro da educação
Camila Brandão discursou no evento representandos os reitores das universidades federais
VÍDEO: Bombeira passa por trote com banho de óleo queimado após virar comandante em MS
Capitã não foi poupada em trote que é tradição no Grupamento de Operações Aéreas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.