Geral

Fundação de Cultura realiza Espaço da Poesia de abril com música e literatura

O Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, realiza nesta sexta-feira (20), no terraço do Memorial da Cultura, às 19 horas, com entrada franca, mais uma edição do projeto Espaço da Poesia. O evento, que acontece toda ultima sexta-feira do mês, foi antecipado em função do Festival América do […]

Arquivo Publicado em 16/04/2012, às 16h51

None

O Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, realiza nesta sexta-feira (20), no terraço do Memorial da Cultura, às 19 horas, com entrada franca, mais uma edição do projeto Espaço da Poesia. O evento, que acontece toda ultima sexta-feira do mês, foi antecipado em função do Festival América do Sul.


Dentre as atrações deste mês destacam-se a Cia das Artes, o lançamento do livro sobre Lídia Baís, da professora Alda Couto e a apresentação do cantor Max Henrique.


O Coral da Fundação de Cultura inicia as apresentações da noite. Criado na atual gestão do governo com o objetivo de incentivar servidores e a comunidade à prática do canto coral, o grupo representa um meio de socialização dos funcionários da instituição cultural e de integração.


O grupo, que possui de quatro anos de performance criativa, inicia as suas atividades para 2012 com nova regência do Maestro Nilo Cunha e a coordenação da servidora Isolina Saraiva Nantes. O Coral da Fundação de Cultura tem uma diretriz temática com repertórios específicos em épocas de Festas Juninas, Festas de Primavera e Natalinas.


Em seguida, A União Brasileira dos Escritores, parceria sempre presente nas edições do Espaço da Poesia, brindará a noite com muita literatura e declamações.


Comemorando o mês do livro infantil, a Cia das Artes fará sua apresentação abordando o universo infantil, a poesia e a contação de histórias. O grupo é uma sociedade sem fins lucrativos que reúne trabalho de artistas das diversas áreas culturais com o intuito de pesquisar e produzir o universo das artes, através de ações voltadas para a cultura e cidadania. No ano de 2010 a Cia. ganhou status de Ponto de Cultura, chancelado pelo Ministério da Cultura (MINC) e Fundação de Cultura, desenvolvendo geração de renda através de oficinas de artesanato, bonecos e formas animadas com participação da comunidade totalmente gratuita.


A noite contará ainda com o lançamento do livro Lídia Baís – uma pintora nos territórios do assombro, da professora Alda Couto. A publicação faz um retrato da pintora Lídia Baís dentro da perspectiva da religiosidade, sua aproximação com a arte surrealista e sua amizade com o pintor Ismael Nery, partindo de questões que envolve a arte e a literatura.


A professora Alda Couto trabalhou na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul de 1989 a 2009 e é doutora em teoria Literária pela Unicamp, desenvolvendo estudos em interfaces entre as áreas de Letras, Artes e Cultura.


Para encerrar a noite, o jovem cantor sertanejo Max Henrique. Nascido em Campo Grande, Max desde criança é apaixonado por musica sertaneja e sua música Juras de Amor já vem fazendo sucesso nas rádios do Estado.


Serviço: O Espaço da Poesia acontece no dia 20 de abril, sexta-feira, às 19 horas, no Memorial da Cultura e Cidadania, que fica na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, na Capital. A entrada é franca. Outras informações na Gerencia de Patrimonio Histórico e Cultural, pelo telefone 3316-9165 (Melly ou Cristina).

Jornal Midiamax