Uma onça-parda suçuarana foi atropelada na BR-163, em Vila Vargas, Dourados, e precisou passar por várias cirurgias.

Na manhã deste sábado, a PMA recebeu a informação de que o animal acabara de ser atropelado. Os policiais foram ao local e localizaram o animal, que estava em estado grave à margem da pista e o socorreram ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres em Campo Grande (Cras).

Os veterinários do CRAS realizaram, durante todo o período da tarde, cirurgias no animal, um filhote fêmea, que tem aproximadamente um ano de vida e o estado é grave.

A onça-parda, puma, ou suçuarana é encontrada em todas as Américas, desde o Canadá, ao extremo sul da América do Sul. Vive em torno de 15 anos e em alguns locais pode atingir até 100 quilos. É um animal solitário e prefere viver em lugares de difícil acesso – florestas, desertos e montanhas. Geralmente caça ao entardecer.

Em Mato Grosso do Sul tem sido caçada principalmente por ter uma característica de matar animais para ensinar os filhotes a caçar. Ou seja, acaba matando além do que precisa para comer. Isto faz com que as pessoas acabem matando o animal e os filhotes sejam encaminhados ao CRAS – Centro de Reabilitação de Animais Silvestres.