Festa de São Benedito vai ter missa e pagode para comunidade e descendentes de Tia Eva

O salão social da Comunidade Tia Eva, que fica ao lado da Igrejinha de São Benedito, vai ser palco de mais uma festa de São Benedito – o evento acontece há mais de 90 anos. O banco da igreja, o altar e o santo já foram colocados à frente do palco, que logo após a […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O salão social da Comunidade Tia Eva, que fica ao lado da Igrejinha de São Benedito, vai ser palco de mais uma festa de São Benedito – o evento acontece há mais de 90 anos. O banco da igreja, o altar e o santo já foram colocados à frente do palco, que logo após a missa, às 19h30 de hoje, vai abrigar o grupo de pagode que vem animar a comunidade.

O evento que já é tradicional, conta Sérgio Antônio da Silva, 77 anos, bisneto de Tia Eva, vai acontecer até o dia 20 (domingo) com churrasco à vontade para todo mundo no encerramento. “É a única festa, que faz parte do calendário da cidade, que conheço que só vende bebida. A comida é toda gratuita. Sempre conseguimos doação”, orgulha-se, lembrando que o importante da festa é isso, confraternizar.

Seo Antônio, que esteve por cinqüenta anos na organização da festa, conta que para manter a tradição, criou uma associação dos descendentes da Tia Eva, e assim todo ano algum descendente direto da ex-escrava Eva Maria de Jesus organiza a comemoração.

Vão ser três shows musicais. Hoje, o palco fica por conta do grupo Aconchego, amanhã (12) a atração é o grupo Bate Pé, e domingo (13) a festa é com a dupla Pedro & Ângelo.

Certidão e Tombamento

Em 26 de abril de 2008, a Fundação Cultural Palmares concedeu a Certidão de Autodefinição como Comunidade Remanescente de Quilombos aos descendentes de Tia Eva.

No dia 5 de maio de 1998, a Igrejinha de São Benedito recebeu o definitivo tombamento como parte do Patrimônio Histórico de Mato Grosso do Sul. Atualmente 115 famílias vivem na comunidade.

Serviço

O salão social da Comunidade Tia Eva está localizado na rua Eva Maria de Jesus, s/nº, bairro São Benedito. Ao lado da capela da igrejinha da Tia Eva.

Conteúdos relacionados