FBI fecha o site de downloads Megauploads e Hackers contra-atacam
Segundo o grupo hacker Anonymous, cerca de 5 mil pessoas estão participando dos ataques a sites do governo americano e de gravadoras.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Segundo o grupo hacker Anonymous, cerca de 5 mil pessoas estão participando dos ataques a sites do governo americano e de gravadoras.
Um dos maiores sites de downloads e compartilhamento de arquivos do mundo foi tirado do ar nesta quinta-feira (19) após uma ação do FBI (Polícia Federal dos Estados Unidos) que indiciou seus funcionários e proprietários por pirataria.
Segundo a agência Associated Press o FBI prendeu o fundador do site e vários colaboradores no estado de Virgínia, nos EUA, sede da empresa.
O desligamento do site ocorre um dia após a polêmica e os protestos contra o projeto de lei americano SOPA que versava sobre direitos autorais e pirataria na internet. O projeto foi deixado de lado após falta de consenso no congresso Norte Americano. Aparentemente não há relação entre o fechamento do Megauploads e a lei. Vários sites protestaram quanto à lei na noite de ontem.
O FBI deflagrou a operação após detentores de direitos autorais acusarem o site de causarem prejuízos de mais de 500 milhões de dólares em danos relacionados à pirataria de filmes.
Esse é a primeira vez que o site é tirado do ar, apesar de comumente se envolver em polêmicas e disputas com estúdios de cinema e gravadoras de música.
O Wall Street Journal afirma que nos EUA sete funcionários foram presos e ainda afirma que outros quatro também acabaram atrás das grades na Nova Zelândia e um foi indiciado na Austrália. O documento também chama o site de “uma organização criminosa que tem membros atuando em infração de direitos autorais e lavagem de dinheiro em uma escala massiva”.
Sobre o desligamento, o Megaupload se defende “o fato é que a grande maioria do tráfego do Megaupload é legítimo”, completando que “se a indústria de conteúdo quer tirar vantagem da nossa popularidade, estaremos felizes em dialogar”.
Retaliação
Em retaliação à retirada do Megauploads do ar, cerca de 15 minutos após a divulgação da notícia, ativistas do grupo Hackers Anonymous assumiu um discurso de vingança e assumiu os ataques que desativaram os sites da Justiça Americana, Universal Music e da Associação da Indústria de Gravação da América.
O anúncio foi feito na página do grupo no Twitter, por volta das 19h. “O Governo derruba o #Megaupload 15 minutos depois o #Anonymous derruba os sites do governo e das gravadoras”, diz um dos tweets. Anúncios de ataques continuam sendo feitos no microblog do grupo sob a hashtag #Megaupload. Será uma “longa noite” de ataques já anunciaram os hackers.
Com informações da Associated Press, G1, Exame.com, Technoblog e Forbes.
Notícias mais lidas agora
- Jeep roubado de ex-superintendente morto a pauladas e facadas é encontrado pela polícia
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
Últimas Notícias
FCMS irá destinar R$ 100 mil para produções audiovisuais dirigidas por mulheres
O edital visa oferecer apoio financeiro para incentivar as diversas manifestações culturais em Mato Grosso do Sul
CRO-MS emite nota de repúdio a dentista que fez vítimas em procedimentos estéticos em Campo Grande
Uma das vítimas ficou com a boca torta depois de uma lipo de papada
CUFA é alvo de furto e arrecadações para Campanha de Natal são levadas
A entidade precisa de doações para atender mais de 300 pessoas em situação de vulnerabilidade
MC Ryan SP é processado em ação milionária por invadir escola em São Paulo
MC Ryan SP se passou por um aluno e invadiu uma escola pública em novembro do ano passado; agora, a coordenadora do local levou o caso à Justiça
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.