Geral

Excesso de peso pode aumentar acne, diz pesquisadores

O longo dos anos, os pesquisadores descobriram que ganho de peso e acne moderada a grave (problema que afeta principalmente adolescentes – um em cada cinco) andam lado a lado, especialmente entre mulheres jovens.Os cientistas não sabem exatamente porque, mas acreditam que hormônios em excesso provavelmente desempenham um papel nessa relação.O último estudo que analisou esse […]

Arquivo Publicado em 24/01/2012, às 13h27

None

O longo dos anos, os pesquisadores descobriram que ganho de peso e acne moderada a grave (problema que afeta principalmente adolescentes – um em cada cinco) andam lado a lado, especialmente entre mulheres jovens.

Os cientistas não sabem exatamente porque, mas acreditam que hormônios em excesso provavelmente desempenham um papel nessa relação.

O último estudo que analisou esse link incluiu cerca de 3.600 adolescentes. Os pesquisadores estudaram de perto seu peso e a relação disso com a sua pele, além de diversas variáveis que poderiam desempenhar um papel na condição, incluindo puberdade, idade e dieta.

Por exemplo, alimentos ricos em açúcar como doces e refrigerantes não estão apenas ligados ao ganho de peso, mas também são conhecidos por piorar a acne.

Após o ajuste para estes e outros fatores que poderiam afetar o risco de acne, os pesquisadores descobriram que os adolescentes com sobrepeso ou obesidade, particularmente as mulheres jovens, eram significativamente mais propensos a desenvolver acne.

Outro estudo com cerca de 3.300 crianças em idade escolar, publicado em 2006, chegou a resultados semelhantes, concluindo que o índice de massa corporal é um fator de risco para acne, especialmente lesões inflamatórias.

Apesar de não terem certeza, os pesquisadores propuseram várias explicações para o link. Uma delas é que o excesso de andrógenos causados pela obesidade provoca acne.

Quanto à por que as meninas seriam mais afetadas que os meninos, é possível que ter pele ruim e excesso de peso lhes cause uma tensão psicológica maior, que por sua vez solicita a liberação de hormônios de estresse que só pioram o problema.

Jornal Midiamax