“A partir das 11h30 da manhã as pessoas começaram a chegar e estacionar seus carros para pegar um bom lugar antes do início das provas”, conta Raul Valle Herrera, 56 anos, funcionário de um estacionamento em frente à Universidade Anhanguera, um dos locais onde acontece a primeira fase do VI Exame de Ordem Unificado, que precisou trabalhar este domingo (5) para atender os estudantes que participam da prova.
Raúl conta que as pessoas chegam cedo porque têm medo de se atrasar e perder o horário. “Às 13h em ponto eles fecham o portão, por isso o pessoal chega cedo. Espera um pouco no carro e vai tranqüilo para a prova”, diz.
O estacionamento, lotado, mostra que Raúl tem razão. Cerca de 300 carros enchiam apenas o estacionamento que ele trabalha e que hoje estava alugado para um Cursinho preparatório para o exame da Ordem.
O cursinho alugou o estacionamento para divulgar o negócio. Herrera conta que enquanto as pessoas chegavam, cinco funcionários e os próprios donos da empresa cadastravam possíveis alunos. “Eles estavam ai pegando o e-mail, o telefone de quem quis estacionar aqui para divulgar o trabalho deles”, explica.
O empresário percebeu ali um bom lugar para captar futuros clientes. Afinal, todos os anos a Ordem realiza pelo menos dois exames e o índice de reprovação é alto. O último Exame de Ordem da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), realizado em dezembro de 2010, reprovou 88,275% dos 106.891 bacharéis em direito inscritos em todo o país.
Do total, apenas 12.534 candidatos foram aprovados, de acordo com a OAB. O índice de reprovação da edição anterior já havia chegado a quase 90% da prova realizada pela Fundação Getulio Vargas, uma das mais importantes do Brasil.
A primeira fase do VI Exame de Ordem Unificado em Mato Grosso do Sul teve 1.919 candidatos divididos entre as cidades de Campo Grande (1.369), Dourados (388) e Três Lagoas (162).