Atividades são alusivas ao 28 de Abril: Dia em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho

O Fórum de Saúde, Segurança e Higiene no Trabalho de Mato Grosso do Sul (FSSHT/MS), a Fundacentro e o Ministério Público do Trabalho, com apoio do Tribunal Regional do Trabalho e parceiros, realizam, nos dias 26 e 27 de abril, o “III Encontro de Mato Grosso do Sul em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho” e o “I Seminário de Promoção da Segurança e Saúde no Trabalho de Mato Grosso do Sul”, no auditório do Colégio Dom Bosco, em Campo Grande. A abertura será amanhã, 26, a partir das 17h.

Os eventos são alusivos ao 28 de Abril: Dia em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho. Nessa data são homenageadas as vítimas de uma tragédia ocorrida no ano de 1969, em que a explosão de uma mina nos Estados Unidos matou 78 trabalhadores. Em 2003, a OIT adotou o 28 de abril como o dia oficial da segurança e saúde nos ambientes laborais para conscientizar a população por meio de campanhas. No Brasil, a celebração foi instituída pela Lei nº 11.121/05 como o “Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”.

Lançamentos

Na abertura, haverá o lançamento do Fórum de Estudos e Enfrentamento à Discriminação no Trabalho e Emprego, o Fendite, e a assinatura do Protocolo de Intenções para criação do Grupo de Trabalho Interinstitucional Getrin-24, que pretende fortalecer a Campanha de Promoção de Saúde e Segurança e Prevenção de Doenças e Acidentes de Trabalho e implementar a Agenda de Trabalho Decente, estabelecida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em Mato Grosso do Sul.

O Fórum também vai lançar o informativo “Prevenção ao trabalho escravo e ao tráfico internacional de pessoas: noções básicas. direito dos trabalhadores imigrantes – trabalho fronteiriço”, publicado em português e espanhol, em parceria com o programa de Mestrado e Estudos Fronteiriços da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Debates

O seminário e o encontro são direcionados a profissionais, acadêmicos e estudantes da área de segurança e saúde no trabalho, empregadores, empregados, cipeiros, profissionais de recursos humanos, dirigentes sindicais, servidores públicos e interessados. O objetivo é promover o debate acerca de temas relacionados à segurança, saúde e higiene do trabalho, envolvendo instâncias governamentais, a iniciativa privada e entidades representativas da sociedade civil organizada.

Durante as atividades, serão discutidos temas como saúde e higiene no trabalho, a realidade da saúde do trabalhador nas indústrias de carnes, condições de trabalho e segurança dos trabalhadores na indústria do vestuário e os riscos dos agrotóxicos.

Inscrições

As inscrições para participar do encontro e do seminário podem ser realizadas antecipadamente no escritório regional da Fundacentro (ERMS), das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, pelo fax (67) 3321-2486, por e-mail [email protected], ou no local do evento, no dia 26 de abril. O telefone para informações é (67) 3321-6910. Será concedido certificado com carga horária de 12 horas ao participante com 100% de frequência.

Serviço

III Encontro de Mato Grosso do Sul em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho e I Seminário de Promoção da Segurança e Saúde no Trabalho de Mato Grosso do Sul

Local: Anfiteatro do Colégio Dom Bosco
Endereço: Av. Mato Grosso, 421 – Centro, Campo Grande, MS
Horário: 26 de abril, das 18h30 às 22 horas, e 27 de abril, das 8h30 às 17 horas.
Informações e inscrições: Fundacentro (67) 3321-6910 ou [email protected]