Etanol do Brasil é mais poluente, diz estudo dos EUA
Pesquisadoras de Universidade de Iowa, nos EUA, afirmam que a produção brasileira de etanol a partir da cana gera até sete mais vezes poluentes que o anteriormente imaginado. O motivo seria a queima da cana durante a colheita. A União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica) rebateu, afirmando que os dados estão defasados.Os autores do estudo […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Pesquisadoras de Universidade de Iowa, nos EUA, afirmam que a produção brasileira de etanol a partir da cana gera até sete mais vezes poluentes que o anteriormente imaginado. O motivo seria a queima da cana durante a colheita. A União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica) rebateu, afirmando que os dados estão defasados.
Os autores do estudo “Increased estimates of air-pollution emissions from Brazilian sugarcane ethanol” calcularam as emissões de gases poluentes e de efeitos estufa de toda cadeia de produção e distribuição do etanol de cana brasileiro entre os anos de 2000 e 2008, usando dados de pesquisa agrícola feita no país. O resultado foi uma estimativa entre 1,5 e 7,3 vezes maior do que o apresentado em pesquisas semelhantes feitas a partir de imagens de satélites.
O professor de Química e Engenharia Bioquímica Greg Carmichael, do Departamento de Engenharia da Universidade de Iowa, credita o resultado principalmente a prática da queima da cana durante a colheita. Carmichael afirmou que apesar dos esforços do governo brasileiro de banir essa prática, a expansão da indústria canavieira para áreas mais remotas do país está dificultando a fiscalização e a regulação de emissões destas usinas.
O pesquisador americano acredita que seja necessária uma revisão das comparações feitas entre o etanol de cana, produzido no Brasil e o etanol milho, produzido nos EUA. A própria Agência de Proteção Ambiental dos EUA considera o etanol de cana brasileiro menos poluente que o etanol americano.
A União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica) afirmou que o estudo é baseado em dados antigos e, portanto, não representam a realidade atual da produção. Segundo a instituição, os números não refletem a mecanização avançada das lavouras da região Centro-Sul.
No dia 31 de dezembro, foram encerrados os subsídios do governo norte-americano em favor dos misturadores de etanol de milho à gasolina nos Estados Unidos, bem como as tarifas de importação aplicadas ao etanol proveniente de terceiros países, como o Brasil.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
Há quatro meses, vizinhança lida com som alto, impedimento de trânsito de pedestres e falta de privacidade em seus estacionamentos
Sem focinheira, Pitbull escapa de coleira e mata Lhasa apso após ataque na Praça do Papa
Tutora do Pit bull indicou clínica veterinária e desapareceu após ataque
Banco Central do Brasil planeja moeda digital para 2024
O Banco Central do Brasil está se preparando para lançar uma moeda digital em 2024, uma inovação que promete transformar o sistema financeiro do país. Este
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.