Encontro Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil acontece nesta segunda

A Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), por meio da Superintendência da Política de Assistência Social (Supas), com parceria com os atores sociais comprometidos com o combate à violação de direitos de crianças e adolescentes em trabalho infantil, realiza hoje e amanhã (11 e 12) o Encontro Estadual de Prevenção e Erradicação […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), por meio da Superintendência da Política de Assistência Social (Supas), com parceria com os atores sociais comprometidos com o combate à violação de direitos de crianças e adolescentes em trabalho infantil, realiza hoje e amanhã (11 e 12) o Encontro Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, que acontece no auditório da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

As atividades terão início nesta segunda-feira (11), das 13 às 17h30, com continuidade na terça-feira (12), das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas.

O evento tem como público prioritário os gestores municipais da Assistência Social, conselheiros tutelares e dos Direitos de Crianças e Adolescentes e representará um espaço de mobilização, sensibilização e reflexão sobre a realidade do trabalho infantil em Mato Grosso do Sul.

Com definição de ações articuladas que respondam tanto à complexidade da citada violação de direitos, quanto às trocas de experiências na área, a fim de pautar contribuições e a participação qualificada na III Conferência Mundial sobre o Trabalho Infantil que será sediada no Brasil em 2013.

Na abertura serão abordados os seguintes temas: Resgate histórico das ações de prevenção e erradicação do trabalho infantil; Consequências do trabalho infantil na saúde física e psicológica de crianças e adolescentes; e Perspectivas para a III Conferência Mundial.

No segundo dia serão organizadas oficinas com o desenvolvimento de cinco eixos temáticos: Emprego formal de adolescentes e trabalho infantil; Respostas políticas e legislativas ao trabalho infantil; Piores formas de trabalho infantil; Trabalho infantil indígena e afro-descendente; e Responsabilidade social empresarial.

Os participantes dos eixos irão produzir encaminhamentos para a realização de encontros descentralizados a fim de buscar estratégias das ações para prevenção e erradicação do trabalho infantil dentre elas a eliminação de suas piores formas.

Conteúdos relacionados