Apesar da greve das universidades federais, o Ministério da Educação (MEC) segue com a programação para aplicação do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) neste ano. No Campus do Pantanal (CPAN), unidade da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Corumbá, quatro cursos de graduação deverão ser avaliados. São eles: Administração, Ciências Contábeis, Direito e Psicologia.

Desde o dia 17 de julho, as instituições de ensino estão inscrevendo os alunos para o exame. O prazo termina no dia 17 de agosto. A lista de alunos que farão o exame ficará disponível para consulta pública entre os dias 21 e 31 de agosto. A previsão é de que sejam inscritos até 500 mil estudantes este ano.

De acordo com uma portaria do MEC publicada em março deste ano, será obrigatória a inscrição para os ingressantes em 2012 e para os estudantes com expectativa de conclusão até agosto de 2013, assim como aqueles que tiverem concluído, até o término das inscrições, mais de 80% da carga horária mínima do currículo do curso da instituição de educação superior. Estarão dispensados do exame aqueles que colarem grau até 31 de agosto, que estejam matriculados ou cursando disciplinas em instituição estrangeira, além dos ingressantes deste ano.

O exame, que contará com 40 questões, entre formação geral e específica, será aplicado no dia 25 de novembro. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o responsável pela aplicação da prova e pelo sistema de inscrições.

O Exame

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e visa o acompanhamento do processo de aprendizagem e do desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação; suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico da profissão escolhida, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento. Criado em 2004, o Enade avalia com periodicidade máxima de três anos cada área do conhecimento. Com informações do Portal Brasil.