Bernal reafirmou que transparência, participação popular e planejamento serão os três principais pilares de sua administração

Um dia após sacramentar sua vitória esmagadora, o prefeito eleito Alcides Bernal (PP) visitou, na manhã desta segunda-feira (29), o Midiamax para destacar os planos para Campo Grande. Ele reafirmou que transparência, participação popular e planejamento serão os três principais pilares de sua administração. O prefeito foi recebido pelo sócio-diretor do site de notícias, Carlos Eduardo Naegele.

Alvo de vários ataques na campanha eleitoral, Bernal afirmou deixar as rixas de lado em benefício da cidade, mas adiantou não forçar encontros, por exemplo, com o governador André Puccinelli (PMDB) e informou deixar as coisas “fluírem naturalmente”. Ele, no entanto, está confiante no bom relacionamento com os líderes do PMDB, levando em conta o compromisso de os detentores de cargo público com o interesse popular.

Ciente do anseio das pessoas em melhorias na saúde, o prefeito eleito prometeu tratar o assunto como prioridade número um. Segundo ele, ainda em novembro deverá ser viabilizada emenda com recursos para construir o Hospital Municipal e desafogar a superlotação da Santa Casa.

Em relação aos impostos, Bernal assegurou rever as tarifas do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) e do transporte do coletivo. Ele confirmou a intenção de congelar a primeira e reduzir a segunda, sem afetar as contas da prefeitura. Neste sentido, o prefeito eleito vai montar uma equipe técnica para realizar um estudo sobre o caso.

Também deverá ser reavaliado os radares espalhados pela cidade e as licitações do transporte coletivo e do lixo. A intenção é abrir uma auditoria, não para promover “caça as bruxas”, mas a fim de garantir a lisura dos processos licitatórios e visando conferir a arrecadação com multas e o destino dos recursos. Na tentativa de evitar acidentes, a meta é usar a verba na prevenção para tornar o trânsito mais “fraterno”.

Com os vereadores, Bernal espera manter uma relação harmônica norteada pelo interesse da população. Já a escolha de seu primeiro escalão passará pelo currículo técnico dos profissionais. Indagado sobre uma eventual reforma administrativa, ele frisou precisar de um tempo para avaliar a decisão.

O prefeito eleito ainda lembrou os ataques pessoais que sofreu durante a campanha, agradeceu a Deus e aos eleitores e se comprometeu a fazer o possível para ajudar, principalmente, os mais humildes. Bernal adiantou não se afastar da Assembleia Legislativa para se dedicar exclusivamente à transição e revelou o desejo de continuar com seu programa na rádio, talvez não diariamente, mas semanalmente.

A conversa do Midiamax com o prefeito eleito durou quase duas horas e, em breve, ela está na íntegra na coluna entrevista da semana