Geral

Economia mundial precisa equilibrar austeridade e crescimento, defende FMI

A economia mundial necessita equilibrar austeridade e crescimento para se recuperar de forma apropriada da crise, defendeu hoje (13), em comunicado, a Comissão Financeira e Monetária do Fundo Monetário Internacional (FMI). “A política orçamentária precisa de ser calibrada de forma apropriada de modo a ser o mais favorável possível ao crescimento”, defende em nota a […]

Arquivo Publicado em 13/10/2012, às 15h20

None

A economia mundial necessita equilibrar austeridade e crescimento para se recuperar de forma apropriada da crise, defendeu hoje (13), em comunicado, a Comissão Financeira e Monetária do Fundo Monetário Internacional (FMI). “A política orçamentária precisa de ser calibrada de forma apropriada de modo a ser o mais favorável possível ao crescimento”, defende em nota a comissão, que se reuniu em Tóquio, capital do Japão.



O grupo responsável por definir as grandes orientações políticas do FMI entende que medidas significativas foram anunciadas para combater a crise, particularmente na Europa, mas destaca que a sua “implementação efetiva e sem atrasos é vital para reconstruir a confiança”.



Em entrevista à imprensa após a reunião, a diretora-geral do FMI, Christine Lagarde, defendeu a necessidade de as economias avançadas fazerem um “ajustamento orçamentário a médio prazo credível”, com o ritmo e as medidas adaptados às bases de cada país.



Para ela, as medidas de ajustamento orçamentário não são suficientes e deverão ser acompanhadas de “uma política monetária acomodatícia e reformas estruturais”.


Jornal Midiamax