Geral

Dilma, Alckmin e Serra estão entre os mais influentes do Twitter, diz estudo

Um ranking divulgado nesta segunda-feira (16) mostra que a presidente Dilma Rousseff, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o pré-candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra, estão entre as pessoas que mais influenciam as discussões políticas no Twitter. A relação, elaborada pela Burson-Marsteller, contém os dez perfis mais influentes no […]

Arquivo Publicado em 16/04/2012, às 15h08

None

Um ranking divulgado nesta segunda-feira (16) mostra que a presidente Dilma Rousseff, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o pré-candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra, estão entre as pessoas que mais influenciam as discussões políticas no Twitter.


A relação, elaborada pela Burson-Marsteller, contém os dez perfis mais influentes no cenário político brasileiro e faz parte do estudo Influenciadores do G20, uma lista mundial que reúne as 200 vozes de maior relevância no Twitter.


Além de políticos, a lista inclui jornalistas e colunistas que cobrem a área. Entre os políticos, aparecem ainda o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) e a ex-vereadora Soninha Francine, pré-candidata do PPS à prefeitura paulistana. O teólogo Leonardo Boff, ligado a causas sociais e ambientais, também foi lembrado.


O levantamento tem como base um padrão de pontuação chamado Klout, que analisa o envolvimento em redes sociais. O método serve para medir o quanto o dono de uma conta no Twitter influencia seus seguidores.


De acordo com o estudo, juntos, os dez perfis mais influentes têm 292.140 seguidores. Em um período de 90 dias, essas páginas receberam em média 51.510 retweets (republicações de mensagens postadas no perfil) e 13.240 menções.


Ausente


Com 1,2 milhão de seguidores, a presidente Dilma Rousseff, incluída no ranking, não posta uma mensagem no Twitter desde o dia 13 de dezembro de 2010. Naquele momento, ela não havia tomado posse.


Já Serra tem 956 mil seguidores e é um dos políticos mais ativos no Twitter. É comum ele trocar mensagens com seus seguidores e publicar links de seus artigos na página. O tucano já postou mais de 6.400 tweets. O perfil de Dilma registra apenas 394 tweets.


Alckmin, por sua vez, tem 98 mil seguidores e 6.900 mensagens publicadas.

Jornal Midiamax