Dez anos depois, Palmeiras repete vexame e é rebaixado no Brasileiro
Dez anos e um dia depois do episódio mais triste de sua quase centenária história, o Palmeiras é mais uma vez rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro. O empate amargo por 1 a 1 cedido ao Flamengo aos 44min do segundo tempo em Volta Redonda, aliado à vitórias do Bahia contra a Ponte Preta […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Dez anos e um dia depois do episódio mais triste de sua quase centenária história, o Palmeiras é mais uma vez rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro. O empate amargo por 1 a 1 cedido ao Flamengo aos 44min do segundo tempo em Volta Redonda, aliado à vitórias do Bahia contra a Ponte Preta e o empate da Portuguesa com o Grêmio, respectivamente, fazem com que seja impossível o time se safar nas duas rodadas finais. Às 21h20, os palmeirenses tiveram a certeza do pior.
A desgraça palmeirense, no entanto, é anunciada há muito tempo, talvez mascarada por um Brasileiro que começou em marcha lenta: ainda no fim do primeiro semestre, o foco era a Copa do Brasil. O título veio, e com ele a tão sonhada volta à Copa Libertadores da América. O deslumbramento causado foi apontado por diversas pessoas ligadas ao clube como causa do problema de rendimento.
O time que quebrou jejum de títulos nacionais batendo o Coritiba fora de casa, neste domingo, completou a 28ª rodada entre 36 disputadas ocupando a zona de rebaixamento. Deu indícios de que ia reagir quando venceu o Náutico por 3 a 0 na 11ª rodada, ou quando fez 3 a 1 no ainda ameaçado Sport, já em setembro, em sua 22ª partida no Campeonato Brasileiro. Dias depois, o técnico ídolo Luiz Felipe Scolari foi demitido.
A chegada de Gilson Kleina e as vitórias sobre Figueirense e Ponte Preta deram ânimo aos torcedores, mas o time saiu do clássico contra o São Paulo, com derrota por 3 a 0 no Morumbi, demolido mais uma vez, e dali para frente o Palmeiras não conseguiu mais aliviar a crise. Os clássicos, aliás, machucaram o torcedor alviverde: perdeu cinco, incluindo os dois para o arquirrival Corinthians, e empatou dois, contra Portuguesa e São Paulo.
Resta ainda um clássico: contra o Santos, na última rodada. A partida poderia ser decisiva, mas o Palmeiras já entrará em campo rebaixado. Nos jogos em que não poderia tropeçar, o time deixou o gramado devendo, o principal deles contra o Coritiba, que na reta final se firmou como principal rival contra a degola. Em Araraquara, com apoio da torcida, acabou derrotado por 1 a 0.
Há dez anos, o Palmeiras foi rebaixado à Série B com o zagueiro Alexandre como vilão e a gestão de Mustafá Contursi extremamente criticada. Em 2012, poucos meses depois de um de seus maiores títulos, não se sabe quem culpar: o presidente Arnaldo Tirone diz que é responsável, mas exalta que não deixou de trabalhar. O time tem até um destaque: Barcos, que prometeu 27 gols no ano e contribuiu ativamente, inclusive nos momentos mais difíceis.
Jogadores foram ameaçados e, a cada momento agudo de crise, a faxada do Palestra Itália apareceu pixada com mensagens negativas – na última delas, a loja oficial foi alvo de incêndio. Não adiantou. Em diversos momentos, o apoio das arquibancadas foi quase que incondicional. Também não adiantou. Jogadores falharam, outros perderam gols e o goleiro Bruno teve “azar” em lances com desvio. Nada foi capaz de mudar o destino do Palmeiras.
Só há uma certeza no clube depois deste domingo: em 2013, além da Copa Libertadores, o Palmeiras vai jogar a Série B do Campeonato Brasileiro.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Mulher é resgatada de cárcere após ex-genro encontrar bilhete com pedido de socorro em Campo Grande
Suspeito foi preso e levado para a delegacia
Casal que deu apoio a fuga de garupa que executou motociclista é preso na BR-060 em Campo Grande
Júnior Ferreira de Souza foi executado com tiros no rosto e nas costas na Rua dos Pioneiros na noite de sexta-feira (13)
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.