Curso capacita produtores rurais em combate a incêndios florestais
Novo curso capacitará produtores e trabalhadores rurais em 2013
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Novo curso capacitará produtores e trabalhadores rurais em 2013
Até o ano de 2030, Mato Grosso do Sul terá aproximadamente 1 milhão de hectares de florestas plantadas de acordo com o Plano Estadual de Florestas. Com a crescente demanda das indústrias consumidoras e produtoras de florestas no Estado, surge também a preocupação com os incêndios florestais.
Para atender a essa demanda, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar/MS lança em 2013 um novo curso, com a proposta de oferecer noções de monitoramento, prevenção e combate a incêndios florestais.
A gestora de Educação Profissional do Senar/MS Maria do Rosário de Almeida, explica que a iniciativa do curso se deu por meio de uma demanda da Associação Sul-mato-grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas – Reflore. Segundo ela, grande parte das florestas de MS já está com crescimento adiantado, e a iminência de incêndios em determinadas épocas do ano preocupa.
O treinamento é realizado em módulos e ensina aos alunos noções básica de legislação, monitoramento, prevenção e combate a incêndios florestais, sejam eles acidentais, de causa natural, intencionais ou mesmo provocados de forma controlada.
Durante as aulas práticas, os alunos aprendem a manusear os equipamentos usados no combate a incêndios como, bombas costais – de uso com água, e abafadores. São realizadas também, atividades para que os participantes possam vivenciar a prática de combate à incêndio florestais o mais próximo possível da realidade.
Para garantir a segurança dos alunos e efetividade do procedimento, todos devem usar os chamados EPI (Equipamento de Proteção Individual) e se atentar aos comandos do líder dos brigadistas.
“O perfil do trabalhador que será capacitado é aquele que desenvolve o trabalho de campo e, por isso precisa estar preparado para atuar com prontidão, caso surjam princípios de incêndios nas áreas de florestas. Com isso, é feito um trabalho preventivo para preservar o investimento das empresas do setor”, finaliza Maria do Rosário de Almeida.
Os interessados podem se inscrever nos sindicatos rurais de seu município, ou se informar pelo site www.senarms.org.br
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.