CRF/MS alerta sobre receitas falsas de anabolizantes
O CRF/MS (Conselho Regional de Farmácia do Estado de Mato Grosso do Sul) faz um alerta para as receitas falsificadas de anabolizantes. O Conselho recebeu a denúncia de uma farmacêutica de uma drogaria na região central de Campo Grande, que já recebeu mais de 12 receituários falsos de anabolizantes só neste mês de dezembro. A […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O CRF/MS (Conselho Regional de Farmácia do Estado de Mato Grosso do Sul) faz um alerta para as receitas falsificadas de anabolizantes. O Conselho recebeu a denúncia de uma farmacêutica de uma drogaria na região central de Campo Grande, que já recebeu mais de 12 receituários falsos de anabolizantes só neste mês de dezembro.
A farmacêutica Priscila Alencar Puleo chegou a exemplificar que na última semana foram três tentativas de compra de anabolizantes com receitas falsificadas.
“Consideramos bastante o número de casos para medicamentos que tem muito pouca venda”, diz. O que também chama a atenção para o caso, é que as receitas são de grandes clínicas e hospitais, como Clínica Campo Grande, Proncor, Santa Casa e Hospital Universitário.
O levantamento da própria farmácia aponta que dos três medicamentos comercializados, Durateston, Deca Durabolin e Deposteron, um deles teve venda legal de 17 ampolas no último mês.
“Se eu tenho 12 receitas e cada uma delas são no mínimo, cinco ampolas, a venda legal foi quase 1/3 das receitas”, acrescenta.
Em um caso específico, de uma médica que teve o carimbo furtado no Proncor, o paciente chegou com o receituário e como havia suspeita de ser falso, enquanto a farmácia entrava em contato com a médica, o cliente percebeu a demora em receber o medicamento e foi embora.
“Ele pegou a receita da mão do balconista. Nós não temos como reter a receita, então como não temos provas, vamos entregar as imagens das nossas câmeras para a Polícia investigar”, explica.
A médica que teve o carimbo furtado no Proncor, comunicou ao CRF/MS o furto e o uso indevido. A médica Carmelita Alencar Vilela, relata que esqueceu o carimbo no último dia 2, no hospital Proncor e que desde então, o mesmo vem sendo utilizado em estabelecimentos comerciais para aquisição de hormônios.
Além de comunicar ao CRF/MS, a médica registrou o furto também na Polícia Civil da Capital. A profissional pede ainda para que os estabelecimentos que receberem a receita prescrita em seu nome, que confirmem a veracidade do receituário.
Para o CRF/MS, a denúncia deve ser encarada com seriedade e atenção por parte das farmácias e farmacêuticos responsáveis. “Os compradores normalmente são jovens sem conhecimento dos riscos que essas drogas podem causar ao organismo incentivadas ao uso por criminosos com a promessa da beleza física fácil”, ressalta o presidente do Conselho Ronaldo Abrão.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.