Além de trabalhar para realizar o melhor carnaval do centro-oeste brasileiro, a Prefeitura de Corumbá desenvolve também ações de combate a todo e qualquer tipo de abuso e exploração de crianças e adolescentes durante a festa. O programa será desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania e parceiros, como forma de dar total tranquilidade à população no período. Os detalhes serão tratados na segunda-feira (23), durante uma reunião na sede da secretaria, a partir das 16 horas.

É o que informa a gerente de Políticas Sociais da Secretaria, Adelma Galeano, que destaca a necessidade de uma atuação mais firme no carnaval, “uma grande manifestação da cultura popular, mas que, infelizmente, desenvolve-se de maneira repugnante, uma rede de abuso e exploração sexual de crianças, adolescentes, jovens e adultos, além do trabalho infantil”, explicou, para justificar que a ação será conjunta com o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), Centro de referencia da Assistência Social (CRAS) e demais programas, serviços e parceiros.

Na reunião de segunda-feira, serão definidas estratégias de combate a todo e qualquer tipo de abuso e exploração no período de carnaval. Vão participar do encontro, representantes do PAIR; Conselhos de Assistência Social, da Criança e do Adolescente, Tutelar e dos Direitos da Mulher; Defensoria Pública; DAIJ; Fundação de Cultura e Turismo; Forumcorlad, e Promotoria Pública. Adelma destaca que é “importante a participação de toda a comunidade nesta campanhae que é preciso “denunciar qualquer tipo de exploração. O cidadão omisso reforça a dificuldade de erradicar o abuso e a exploração em todas as suas formas”, conclui. (As informações são da Assessoria de Comunicação Institucional).