Geral

Corumbá celebra Santo Antônio com missas e distribuição de pãezinhos

O dia para rezar e clamar pelo casamento se aproxima, para aqueles ou aquelas que buscam um parceiro para “todo o sempre”. O dia 13 de junho, data dedicada a Santo Antônio, ou Santo Casamenteiro, como é popularmente conhecido, será celebrado com muita festa em Corumbá. A Comunidade Santo Antônio de Pádua, através da Diocese […]

Arquivo Publicado em 12/06/2012, às 18h04

None

O dia para rezar e clamar pelo casamento se aproxima, para aqueles ou aquelas que buscam um parceiro para “todo o sempre”. O dia 13 de junho, data dedicada a Santo Antônio, ou Santo Casamenteiro, como é popularmente conhecido, será celebrado com muita festa em Corumbá.


A Comunidade Santo Antônio de Pádua, através da Diocese de Santa Cruz de Corumbá, localizada no bairro Universitário, na rua Afonso Pena esquina com a rua Poconé, irá realizar durante todo o dia 13, celebrações e festividades em comemoração ao santo. Para às 06 horas está programada a alvorada festiva; às 06h30 missa; 10h batizado; 11h30 início da quermesse e 17h30, procissão luminosa, seguida de missa presidida pelo bispo Dom Martinez Alvarez.


Santo Antônio é representado carregando o menino Jesus em seus braços. Muitas mocinhas afoitas para encontrar um marido retiram o bebê dos braços do santo e prometem devolvê-lo depois de alcançarem seu pedido. Outras jovens colocam a imagem de cabeça para baixo e dizem que só mudam de posição quando Santo Antônio “descolar” um marido para elas.


Mas nem só de casamento vive o santo. Ele também é conhecido por ajudar as pessoas a encontrarem objetos. Em uma reza conhecida como “os responsos”, o santo é invocado para achar coisas perdidas. Numa outra cerimônia, conhecida como trezena, os fiéis entoam cânticos, soltam fogos, e celebram comes e bebes e uma fogueira com o formato de um quadrado. Essa festança acontece de 1° a 13 de junho.


Ainda há outro costume que é muito praticado pela Igreja e pelos fiéis. Todo o dia 13 de junho, as igrejas distribuem aos pobres os famosos pãezinhos de Santo Antônio. A tradição diz que esse alimento deve ser guardado dentro de uma lata de mantimento, para a garantia de que não faltará comida durante todo o ano, segundo informa o site Biblioteca Virtual.




Jornal Midiamax