Comércio de MS deve movimentar R$ 703 milhões neste fim de ano
Levantamento do Instituto de Pesquisa Fecomércio MS aponta que o consumidor sul-mato-grossense irá desembolsar R$ 703 mi em produtos e serviços do comércio nesta época do ano. A pesquisa de intenção de compras, uma parceria com a Fundação Manoel de Barros e Universidade Anhanguera Uniderp, foi realizada em onze municípios do Estado (Aquidauana, Anastácio, Campo […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Levantamento do Instituto de Pesquisa Fecomércio MS aponta que o consumidor sul-mato-grossense irá desembolsar R$ 703 mi em produtos e serviços do comércio nesta época do ano. A pesquisa de intenção de compras, uma parceria com a Fundação Manoel de Barros e Universidade Anhanguera Uniderp, foi realizada em onze municípios do Estado (Aquidauana, Anastácio, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Ladário, Naviraí, Paranaíba, Ponta Porã, São Gabriel do Oeste e Três Lagoas), entre os dias 9 e 16 de novembro.
Ainda, de acordo com a Pesquisa, o giro na economia do Estado será de R$ 1,9 bi. Boa parte deste dinheiro, será direcionada para pagar contas em atraso (12%), despesas de início de ano (14%), cartão de crédito (9%), retirada de nome dos cadastros negativos (6%) e para cobrir o cheque especial (4%). 12% dos entrevistados dizem que vão guardar na poupança, 8% nas despesas com compra de carro, casa, moto e, 7%, nas despesas com férias. 5% afirmaram que vão usar na reforma da casa.
Compras de fim de ano – Segundo a pesquisa, 78% dos entrevistados vão comprar até 3 presentes para famílias e amigos, sendo que o valor médio, por presente, é de R$ 190,00, valores acima do registrado o ano passado quando 77% dos consumidores afirmaram que iriam comprar presentes de até R$ 125,00, injetando, na época, mais de R$ 460 mi no comércio varejista.
“Os consumidores também se disseram mais otimistas que em 2012 e os comerciantes podem aguardar que esse clima será revertido em boas vendas para o comércio e, consequentemente, para a economia de MS”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio de MS, Edison Araújo.
Para Edison Araújo, os números refletem o bom andamento atual da economia, com mais pessoas empregadas e do aumento da renda salarial familiar.
Os presentes – Devem receber presentes, segundo a pesquisa, 21% das mães, 20% dos filhos, 17% das esposas, 5% das namoradas e, também 5% dos irmãos(ãs). 4% dos entrevistados garantiram que vão se auto-presentear. Os presentes que serão adquiridos são: roupas (26%), brinquedos (15%), perfumaria (14%), calçados (13%), acessórios (7%), eletroeletrônicos (5%). Também, aparece na sua preferência de compra o celular (3%), jóias (3%) e eletrodomésticos (2%).
Ao serem questionados sobre o que gostariam de ganhar, os presentes indicados não diferem do que pretendem comprar: roupas (17%), perfumaria (13%), calçados (13%), eletroeletrônicos (8%), viagens (7%), celulares (7%), acessórios (6%) e jóias (6%) como os principais.
Local de compra – A pesquisa indica que as lojas do centro das cidades são a opção de 88% dos consumidores do Estado. Em Campo Grande, 44% dos entrevistados afirmaram que vão adquirir os presentes nas lojas do Centro, 23% no Shopping Norte Sul Plaza, 14% no Shopping Campo Grande e 6% no camelódromo.
Em Dourados, as preferências são: 55% no comércio central e 40% no Shopping Avenida Center.
Em Corumbá e Ladário, as lojas do centro são a escolha de 44% dos entrevistados. 32% afirmaram que irão às compras no comércio da Bolívia, representando uma injeção de R$ 2,2 milhões para o país vizinho.
Em Ponta Porã, 60% dos consumidores afirmam que vão adquirir os presentes nas lojas do centro da cidade. A pesquisa detectou também que R$ 5,1 milhões (35% dos entrevistados) vão ser gastos nas lojas do Paraguai
Nas demais cidades, a preferência dos consumidores é para as lojas do centro da sua cidade (88%), às lojas dos bairros (4%), produtos da internet e de catálogos (5 %).
37% dos entrevistados afirmaram ainda que os consumidores só irão às compras faltando menos de 10 dias para o Natal e 23% garantiram que irão na véspera.
Forma de Pagamento – A maioria dos consumidores deve fazer a compra à vista (70%), sendo em dinheiro, cheque ou cartão de débito. O cartão de crédito é a opção de 20% dos consumidores.
Quem comprar à prazo, irá optar pelos cartões de crédito, da própria loja, carnês ou boletos. O cheque pré-datado é a opção de apenas 0,5% dos entrevistados. 62% afirmam que vão dividir as prestações em até 4 vezes.
“É importante o comerciante ficar atento a esses números, pois a decisão de compra estará associada ao desconto no preço (19%) e às promoções (16%). Ele vai pagar à vista, o que é bom para o fluxo de caixa do comerciante, mas irá exigir preço”, ressalta Edison Araújo.
Abaixo é apresentada uma tabela com o resumo das estimativas consideradas para as cidades pesquisadas e uma projeção para o Mato Grosso do Sul.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Mulher é resgatada de cárcere após ex-genro encontrar bilhete com pedido de socorro em Campo Grande
Suspeito foi preso e levado para a delegacia
Casal que deu apoio a fuga de garupa que executou motociclista é preso na BR-060 em Campo Grande
Júnior Ferreira de Souza foi executado com tiros no rosto e nas costas na Rua dos Pioneiros na noite de sexta-feira (13)
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.