Vários grupos amantes de cavalos se reuniram na manhã deste sábado para uma cavalgada na Chácara dos Poderes. A ‘Cavalgada da Cidade’ está sendo realizada em homenagem ao aniversário de 113 anos de Campo Grande.

Os organizadores estimam que 50 cavaleiros, entre 3 e 65 anos, participem do evento que reúne criadores de raças como o Quarto de Milha, Crioulo e Manga Larga.

A cavalgada percorrerá um percurso de oito quilômetros em aproximadamente duas horas.

Conforme Ari Couto Martins, o evento é realizado há quase 10 anos responsável pela cavalgada. “Começamos eu, minha esposa e meu filho a fazer essa cavalgada. Desde então, a cada ano aumenta o número de participantes.”.

Para Júlio César, criador da raça Crioulo, o evento serve para divulgar a raça no Estado. “Viemos com um grupo de 13 pessoas e trouxemos os animais de Jaraguari. Este animal se adaptou facilmente ao clima do Estado.”, conta o criador que levou inclusive seu filho João Grabriel, de nove anos, para participar do evento.

Fiscais do Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegeteal) estão presentes no local onde verificam os atestados sanitários e as GTAs (Guia de Trânsito Animal). De acordo com os fiscais, toda aglomeração de animais é fiscalizada.

Uma nova cavalgada está programada para o dia 12 de outubro, em homenagem a Nossa Senhora Aparecida.

Para participar do evento, é cobrado uma taxa de R$ 40 por animal e R$ 20 por pessoa. Após a cavalgada será realizado um almoço com duplas sertanejas. O prefeito Nelson Trad Filho estará presente no almoço.