Casamentos na Itinerante superam divórcios em mais de 50%
Somente no primeiro trimestre de 2012, das 8.806 ações que tramitam pela 8ª Vara do Juizado Especial – Justiça Itinerante, 1.028 são casamentos, se tornando assim, a maioria das atividades realizadas dentre os diversos serviços judiciais oferecidos pelo juizado em 17 bairros da Capital. Com relação aos pedidos de divórcio no mesmo período, a quantidade […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Somente no primeiro trimestre de 2012, das 8.806 ações que tramitam pela 8ª Vara do Juizado Especial – Justiça Itinerante, 1.028 são casamentos, se tornando assim, a maioria das atividades realizadas dentre os diversos serviços judiciais oferecidos pelo juizado em 17 bairros da Capital. Com relação aos pedidos de divórcio no mesmo período, a quantidade de casamentos é superior aos divórcios em mais de 50%.
No ano passado, 4.555 casamentos foram oficializados pela Justiça Itinerante, sendo a maioria no Bairro Piratininga, com 633 ocorrências e o menor índice foi no bairro Macaúba, chegando apenas a 129 registros.
Importante ressaltar que alguns bairros, como Piratininga, recebem o serviço toda semana, enquanto outros, como Dom Antônio Barbosa e Macaúbas, são atendidos apenas uma vez por mês.
Ao mesmo tempo em que cresce o número de casamentos, os divórcios diretos, ou seja, quando não é necessária a separação, também disparam em relação aos demais serviços oferecidos pela Justiça Itinerante.
Só no ano de 2011 foram 1.175 casos registrados, sendo a maior quantidade no bairro Piratininga, mesmo bairro com maior número de casamentos, teve 242 divórcios. O bairro que menos registrou casos de divórcio direto foi o Dom Antônio Barbosa, com apenas 43 processos.
Neste ano, o divórcio direto já chegou a 487 casos. O mês com o maior número foi o de março, com 200 registros, sendo que 195 casos resultaram em acordo, três não e duas audiências de conciliação foram redesignadas. Já o mês com menor índice de divórcio em 2012 foi o de janeiro, com 119 acordos, uma tentativa de conciliação não estabelecida, duas redesignações e dois arquivamentos, totalizando 124 casos.
O atendimento da Justiça Itinerante é feito por dois ônibus, conhecidos como Unidade I e Unidade II. Toda segunda-feira, a Unidade I atende no Bairro São Conrado/Santa Emília e toda quarta-feira na Vila Piratininga.
Nas terças-feiras, o atendimento é na Vila Popular, Vila Nasser e o Bairro Alves Pereira, porém, o atendimento nestes locais não é semanal. E ainda, nas quintas-feiras, são atendidos o Bairro Universitário/Campina Verde e as Moreninhas, conforme os dias pré-estabelecidos no calendário.
Já a Unidade II, realiza a ação comunitária nos bairros Aero Rancho, Coronel Antonino, Coophavila II, Dom Antônio Barbosa, Estrela Dalva, Macaúbas/Canguru/Mário Covas/Centro Oeste, Nova Lima, Santo Amaro/Vila Almeida, Silva Regina e Tiradentes/Rita Vieira.
Acompanhe o calendário completo da Unidade I e da Unidade II pelo link http://www.tjms.jus.br/conteudo.php?pg=consultas/justica_itinerante.html. Mais informações no telefone 3314-5503 ou 3314-5510.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Homem é enganado, cai em golpe e acaba perdendo R$ 1 mil no Jardim Campo Nobre
Autor disse que a chave PIX era “muito difícil de digitar” e fez uma transferência muito acima do valor combinado com a vítima
Queda de Assad na Síria cortou linha de suprimentos essencial do Irã, diz Hezbollah
O Hezbollah perdeu sua rota de suprimento mais importante do Irã através da Síria, disse o chefe da milícia libanesa, Naim Qassem. Esta é a primeira vez que o grupo militante reconheceu publicamente como a queda do regime de Bashar al-Assad na Síria prejudicou a capacidade do grupo de se rearmar, após uma dura campanha…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.