Pular para o conteúdo
Geral

Caps AD atende 380 pacientes por mês em Dourados

Pelo menos 30 pessoas participaram na manhã desta sexta-feira de uma roda de conversa no Caps AD (Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas). A mobilização aconteceu  em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial e também do aniversário de oito anos de fundação do Caps que atende por mês 380 pacientes.   Além da […]
Arquivo -
Pelo menos 30 pessoas participaram na manhã desta sexta-feira de uma roda de conversa no Caps AD (Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas). A mobilização aconteceu  em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial e também do aniversário de oito anos de fundação do Caps que atende por mês 380 pacientes.
 
Além da roda de conversa, houve apresentação de documentário aos internos explicando como funcionavam os hospitais psiquiátricos antes da fundação do Caps. Em 1903, todas as pessoas que eram consideradas fora dos padrões da sociedade eram levadas para os hospitais e internadas sem o direito de saírem.
 
Em 2001, começaram as ações voltadas para acabar com os hospitais psiquiátricos e foram criados dispositivos para atender os pacientes. Assim, o Caps foi fundado para tratar de pessoas com transtornos mentais.
 
De acordo com a coordenadora e psicóloga Terezinha Inês Bonfim, em existem ambulatórios psiquiátricos, ambulatórios de psicologia, Caps AD, Caps 2 e residências terapêuticas. Tais residências abrigam oito mulheres sem referência familiares e portadoras de transtornos mentais.
 
“O Caps AD é um centro aberto à população com atendimentos diferenciados. Na modalidade intensiva, com 26 pacientes, os trabalhos são de 7h às 16h30; a semi-intensiva atende em horários diversos a escolha do paciente e não intensiva. O paciente comparece três ou quatro vezes ao mês”,  ressaltou a coordenadora.
 
O Caps é composto por uma equipe multidisciplinar para realizar o atendimento aos pacientes. Além do atendimento específico, os pacientes participam de oficinas terapêuticas com aulas de mosaico, culinária, futebol, artesanato, horta e inclusão digital.
SERVIÇO
 
O Caps AD fica localizado a Rua Hilda Bergo Duarte, 865. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3411-7778.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Flamengo protagoniza jogo morno, tem trave como inimiga e empata com LAFC no Mundial de Clubes

Foragido e motorista são presos com uma tonelada de maconha em Campo Grande

inss

INSS estima iniciar ressarcimento de aposentados no dia 24 de julho

Identificado ciclista que morreu em acidente na MS-162 em Sidrolândia

Notícias mais lidas agora

‘Qualidade superior’: MPMS paga quase R$ 100 no quilo do café para empresa mineira

PF deve investigar jovem que fingia ser estudante de medicina na UFMS e atuava no hospital

cpi LÍVIO CONSÓRCIO

Sem resultados, CPI já gastou mais de R$ 100 mil e dispensou oitiva com dono do Consórcio

Israel e Irã se declaram vitoriosos em conflito

Últimas Notícias

Charge

Olha a pizza!

Esportes

Chelsea supera o corajoso Espérance e enfrenta o Benfica nas oitavas do Mundial

O Chelsea volta a campo no sábado

Trânsito

Adolescente em moto sofre grave ferimento ao colidir contra árvore

Perdeu o controle da direção e bateu contra a árvore

Brasil

Serra Catarinense tem sensação térmica de 29 ºC negativos

A temperatura mais baixa foi registrada às 4h da madrugada