Uma parceria inédita, envolvendo o setor da saúde e a organização do campeonato interno dos servidores públicos municipais de Ponta Porã, vai auxiliar na divulgação das ações desenvolvidas para melhorar a saúde dos homens. A competição será iniciada após o feriado de 7 de setembro.

Na parceria, ficou definido que a competição será utilizada para divulgar as estratégias desenvolvidas para garantir a saúde do homem. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, implantou uma política que estimula a prevenção.

Os organizadores do campeonato informaram que os jogadores só poderão participar se apresentarem a carteira de vacinação. Esta é uma forma de estimular os homens a se prevenirem de doenças.

Além disso, o campeonato vai ajudar a difundir as mensagens da política de saúde do homem. Cada uniforme vem com uma mensagem alertando para a necessidade de se tomar medidas preventivas na saúde. “Estamos preparando um campeonato com o objetivo de promover a integração e confraternização entre todos os servidores municipais”, afirmou Aparecido Bruno Teixeira, o Bruninho, organizador da competição.

Esta será a 24ª edição do torneio. Serão 12 equipes contendo com cerca de 120 atletas. A final está marcada para o dia 28 de outubro, data em que se comemora o Dia do Servidor Público.

O campeonato interno da Prefeitura começou no ano 2000. São duas edições anuais. “Além da parceria com a saúde, temos que destacar também que o prefeito Flávio Kayatt, que sempre nos apoiou, está colaborando para que possamos realizar uma competição que promova a integração entre os servidores municiais”, declarou Bruninho.

A iniciativa de unir forças com o setor da saúde foi elogiada pelos profissionais que atuam nas unidades básicas. “Para nós é uma grande oportunidade de divulgar o trabalho de prevenção. Vamos promover a orientação durante momentos de lazer, o que, entendemos, facilita o repasse das informações”, acredita Honório Ferreira, coordenador do Programa Municipal da Saúde do Homem.

Para a diretora da atenção básica do Município, Tânia Mara de Souza, a parceria vai permitir uma ampliação da divulgação das ações de prevenção às doenças comuns entre os homens, especialmente na faixa acima de 40 anos. “O homem é o que menos procura a unidade de saúde. E, por isso, morre mais cedo. Vítima do sedentarismo, causador de muitas doenças, precisa receber um olhar diferenciado nas políticas públicas de saúde. Por isso que estamos implementando o programa de saúde do homem nas unidades básicas de Ponta Porã. São ações que procuram desmistificar e contribuir para que todos possam ganhar qualidade de vida”, declarou Tânia, que elogiou a atitude da organização do campeonato interno de futebol da Prefeitura, para auxiliar na execução das ações educativas.