Câmara rejeita data única para vestibulares
A Comissão de Educação e Cultura rejeitou na quarta-feira (23) proposta que unifica a data para a realização das provas de vestibular de todas as universidades públicas federais e estaduais. A medida está prevista no Projeto de Lei 2590/11, do deputado Lourival Mendes (PTdoB-MA), segundo o qual a data do exame unificado seria definida pelo […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Comissão de Educação e Cultura rejeitou na quarta-feira (23) proposta que unifica a data para a realização das provas de vestibular de todas as universidades públicas federais e estaduais. A medida está prevista no Projeto de Lei 2590/11, do deputado Lourival Mendes (PTdoB-MA), segundo o qual a data do exame unificado seria definida pelo Ministério da Educação.
O projeto tramita em caráter conclusivo e será arquivado, a menos que haja recurso para sua análise em Plenário.
Para Lourival Mendes, a unificação de datas poderia reduzir desigualdades entre os vestibulandos de alta e baixa renda no ingresso em universidades. Isso porque, de acordo com o deputado, os exames em datas diferentes permitem que os alunos mais ricos realizem provas em diversos estados, o que prejudicaria os mais pobres.
Já o relator da proposta, deputado Paulo Rubem Santiago (PDT-PE), considerou que a data única é prejudicial aos estudantes de baixa renda, já que eles também fazem provas em locais diferentes. “Ademais, a mobilidade dos ingressantes fortalece a livre veiculação de ideias e pessoas no mundo acadêmico, característica que se insere no ethos da comunidade acadêmica, trazendo a possibilidade de criação de redes de comunicação e pesquisa que podem se revelar importantes do ponto de vista científico, cultural, social e profissional de toda uma geração”, argumentou.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Casal que deu apoio a fuga de garupa que executou motociclista é preso na BR-060 em Campo Grande
Júnior Ferreira de Souza foi executado com tiros no rosto e nas costas na Rua dos Pioneiros na noite de sexta-feira (13)
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Homem é enganado, cai em golpe e acaba perdendo R$ 1 mil no Jardim Campo Nobre
Autor disse que a chave PIX era “muito difícil de digitar” e fez uma transferência muito acima do valor combinado com a vítima
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.