Pular para o conteúdo
Geral

Brasil se prepara para tomar liderança dos Estados Unidos em soja

Com o início das chuvas, produtores brasileiros de soja começam o plantio da safra 2012/2013: o Brasil deve tomar a liderança dos Estados Unidos como o principal produtor mundial do produto. Em Mato Grosso, maior estado produtor do cereal, o plantio já começou em alguns municípios, com mais de uma semana de antecipação em relação […]
Arquivo -

Com o início das chuvas, produtores brasileiros de soja começam o plantio da safra 2012/2013: o Brasil deve tomar a liderança dos Estados Unidos como o principal produtor mundial do produto. Em Mato Grosso, maior estado produtor do cereal, o plantio já começou em alguns municípios, com mais de uma semana de antecipação em relação à safra anterior.

Segundo o meteorologista do Inmet Mozar Salvador, a previsão para os próximos dias é a de chuvas mais intensas nas regiões Nordeste e Sudeste. No Centro-Oeste, as precipitações devem ser em menor intensidade. “Mesmo que, no início, seja em menor quantidade, a tendência é aumentar o plantio”, avaliou o especialista em relação às chuvas tão aguardadas pelos produtores. No Sul, onde a seca forte do início do ano conserva os efeitos até hoje, a previsão é de chuvas acima da média nos próximos três meses.

O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja), Glauber Silveira, disse que a liderança deve ser conquistada, em grande parte, pela quebra de aproximadamente 20% da safra de soja americana. Além disso, a produção no Brasil deve crescer cerca de 14%, passando de 66,3 milhões de toneladas na safra 2011/2012 para 83 milhões de toneladas na que se inicia.

Além da possibilidade de conquistar a liderança mundial na produção de soja, os sojicultores brasileiros devem se beneficiar também da quebra da safra americana na rentabilidade de suas lavouras. Os preços do cereal estão em patamares recordes e, segundo o assessor da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Sávio Pereira, eles se manterão para o próximo ano.

“Há uma quebra muito grande nos Estados Unidos e isso beneficia a produção e a expansão da área agrícola no Brasil. Os produtores brasileiros terão lucratividade garantida para a safra de 2013”, disse Pereira em nota.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem é socorrido ferido com tiro na região da cabeça no Aero Rancho

Paulo Gonet defende manter arquivamento de inquérito sobre suposta propina da J&F a Kassab

Três Lagoas terá ação de vacinação contra a gripe neste sábado

Empregos - Imagem ilustrativa

Taxa de desocupação fica em 6,6% e emprego com carteira assinada atinge recorde

Notícias mais lidas agora

consórcio

Consórcio Guaicurus faturou R$ 1,8 bilhão com concessão em Campo Grande

Mato Grosso do Sul está livre de febre aftosa sem vacinação, anuncia OMSA

Vostok: Justiça mantém R$ 277 milhões bloqueados de Reinaldo e ação pode voltar ao STJ

Em jogo tenso e equilibrado, João Fonseca garante segunda vitória em Roland Garros

Últimas Notícias

Política

Vereador pede vistas e PL do ar-condicionado é adiado sob ‘medo’ de judicialização

Beto justificou a medida com base em dúvidas sobre a segurança jurídica da proposta

Esportes

Fifa publica novo Código Disciplinar e aumenta rigor de penas em casos de racismo

Associações-membros da Fifa tem até final de dezembro deste ano para aderir ao novo Código

Esportes

Comercialinos se mobilizam em café da manhã no sábado por novos apoios

Em iniciativa para debater os próximos passos do Esporte Clube Comercial em sua retomada, empresários, ex-atletas e dirigentes se reunirão neste sábado (31), às 9h, na Chácara M3, para o "Reencontro entre Comercialinos"

MidiaMAIS

Dias gelados mudam tudo em Bioparque para peixes não morrerem de frio

Pedra aquecedora e comida cozida estão entre os protocolos para as espécies