Botafogo vai promover a estreia de seu principal reforço para a temporada neste domingo, às 18h30 (de Brasília), quando recebe o Grêmio no Estádio do Engenhão, em confronto válido pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. Pela primeira vez desde que chegou ao Brasil, o meia Clarence Seedorf vai vestir a camisa do Alvinegro em um jogo oficial e vive a expectativa de estrear com triunfo.

“Espero fazer um grande jogo e retribuir o carinho que recebi desde minha chegada ao Botafogo. Sei que só vou conseguir isso com muito trabalho e fazendo bons jogos”, disse Seedorf. O holandês é uma das atrações de um confronto direto pela presença na zona de classificação para a próxima Copa Libertadores. O Grêmio, que está motivado pela vitória de 3 a 1 sobre o Sport, tem 18 pontos e roubou a quarta posição do Botafogo no meio de semana. O Tricolor gaúcho foi beneficiado pelo empate sem gols do Glorioso com o Santos, na Vila Belmiro. Os cariocas, com 17 pontos, deixaram a faixa de classificação para a Libertadores.

“Será um jogo muito complicado pela qualidade do time do Grêmio e pelo fato de serem duas equipes que fazem campanhas muito parecidas. Fica difícil apontar até mesmo um favorito. Porém, como vamos jogar na nossa casa e contando com o apoio da torcida, precisamos muito da vitória e temos condições de conquistá-la”, disse o zagueiro Fábio Ferreira.

Para este compromisso o técnico Oswaldo de Oliveira vai precisar barrar um titular para a entrada de Seedorf e a tendência é que Fellype Gabriel comece no banco de reservas, pois vem apresentando desgaste muscular. No ataque o treinador tem uma dúvida, pois Elkeson, se recuperando de dores no tornozelo esquerdo, poderá retomar o posto caso melhore, deixando Rafael Marques como opção no banco.

Já o Grêmio vem embalado para pegar o Botafogo. Com a entrada do meia Elano no time, as atuações do Tricolor Gaúcho deram um salto de qualidade. Desde que o ex-santista desembarcou em Porto Alegre, foram duas vitórias consistentes na última semana, sobre Cruzeiro e Sport, que colocaram a equipe na zona da Libertadores.

A boa fase no Olímpico é representada pelo atacante Marcelo Moreno, que marcou três gols nos últimos dois jogos e já se aproximou dos líderes da tabela de artilheiros do Brasileirão. “A gente está vencendo, voltei a fazer gol, a ajudar o Grêmio. Isso que é importante para mim e me motiva ainda mais. Estou trabalhando bem e espero manter isso por mais jogos ainda”, afirmou o boliviano.

O principal desfalque gremista para este domingo é o atacante Kleber, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Depois de participar de todos os gols do time na vitória por 3 a 1 sobre o Sport, o Gladiador deve dar lugar a Leandro, que renasceu das cinzas na partida contra os pernambucanos. O jovem de 19 anos entrou no segundo tempo e marcou dois gols, seus primeiros tentos em 2012, decidindo a partida em favor do Grêmio.

Se o técnico Vanderlei Luxemburgo perde um importante atacante para a viagem ao Rio de Janeiro, ganha mais uma opção defensiva. O zagueiro Werley, que cumpriu suspensão diante do Sport, poderá voltar ao time titular. No meio de semana, ele foi substituído por Vilson, que teve uma atuação segura.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO X GRÊMIO

Local: Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)

Data: 22 de julho de 2012, domingo

Horário: 18h30(de Brasília)

Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)

Assistentes: Vicente Romano Neto (SP) e Danilo Manis (SP)

BOTAFOGO: Jéfferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Lucas Zen, Renato, Seedorf, Andrezinho e Vítor Júnior; Rafael Marques (Elkeson)

Técnico: Oswaldo de Oliveira

GRÊMIO: Marcelo Grohe, Tony, Vilson, Gilberto Silva e Pará; Fernando, Souza, Elano e Zé Roberto; Leandro e Marcelo Moreno

Técnico: Vanderlei Luxemburgo