As ações norte-americanas fecharam praticamente estáveis em mais um pregão de pouca atividade nesta terça-feira (28), após dados econômicos mistos darem a investidores motivos reduzidos para transferir o foco do discurso de sexta-feira do chairman do Fed (banco central norte-americano), Ben Bernanke.

O índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, recuou 0,17%, para 13.102 pontos. O índice Standard & Poor’s 500 teve variação negativa de 0,08%, para 1.409 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq subiu 0,13%, para 3.077 pontos.

O chairman do Fed pode anunciar novas medidas para incentivar o crescimento em um discurso que fará nesta sexta-feira.

O volume de hoje esteve entre os mais baixos no ano, após o pregão de ontem registrar o menor número de negociações em 2012. Agosto habitualmente é um mês mais lento, e investidores adotaram uma postura especialmente cautelosa à espera do discurso de Bernanke.

Os mais recentes sinais de desaceleração na economia global fizeram crescer as expectativas de mais estímulos de bancos centrais.

O Japão reduziu sua avaliação sobre seu crescimento econômico, citando uma contração nas demandas norte-americana e chinesa por exportações japonesas.

A confiança do consumidor norte-americano, por sua vez, sofreu enfraquecimento inesperado em agosto, para seu menor nível em nove meses, com os cidadãos assumindo uma posição mais pessimista em relação às perspectivas de curto prazo, de acordo com o grupo industrial Conference Board.