Bancos com taxas maiores não podem segurar cliente, diz Comissão da OAB
Com a recente “guerra dos juros”, iniciada pelos bancos estatais (Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil), o cliente não pode ser impedido, de nenhuma forma, de realizar a “portabilidade” da dívida. A maior reclamação dos clientes é que bancos estejam criando “carências” para quitação dos débitos, prática proibida por lei. A portabilidade de dívida […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com a recente “guerra dos juros”, iniciada pelos bancos estatais (Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil), o cliente não pode ser impedido, de nenhuma forma, de realizar a “portabilidade” da dívida. A maior reclamação dos clientes é que bancos estejam criando “carências” para quitação dos débitos, prática proibida por lei.
A portabilidade de dívida funciona da seguinte maneira: um cliente contrata um empréstimo nas instituições com menores taxas para quitar uma outra dívida (conseguindo descontos e fugindo de juros maiores). “O credor não pode impedir que o cliente pague adiantado seu débito, isso é proibido pelo Código de Defesa do Consumidor. Nenhum banco pode instituir um prazo mínimo para quitação. Se eu contrato um empréstimo hoje, e semana que vem recebo um dinheiro a mais, já posso pagar a dívida”, explicou Francisco Luis Nanci Fluminhan, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor.
Existem informações de que alguns bancos estariam colocando um prazo mínimo de seis meses de pagamento para que o cliente possa quitar os débitos de forma adiantada.
Outra garantia do cliente, segundo o advogado, é que o valor do empréstimo seja reduzido na quitação adiantada. “O banco é obrigado a baixar os juros prefixados proporcionalmente”, defendeu Fluminhan.
Segundo o presidente da Comissão, caso o banco se recuse a garantir o pagamento antecipado da dívida, o cliente deve entrar com uma ação judicial de consignação, onde o valor devido vai recalculado (com a queda proporcional das taxas) e o pagamento será realizado em juízo.
Com as novas taxas, a portabilidade é considerado um jeito prático do consumidor conseguir gastar menos com juros, logo no País com as maiores taxas do mundo.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Homem é enganado, cai em golpe e acaba perdendo R$ 1 mil no Jardim Campo Nobre
Autor disse que a chave PIX era “muito difícil de digitar” e fez uma transferência muito acima do valor combinado com a vítima
Queda de Assad na Síria cortou linha de suprimentos essencial do Irã, diz Hezbollah
O Hezbollah perdeu sua rota de suprimento mais importante do Irã através da Síria, disse o chefe da milícia libanesa, Naim Qassem. Esta é a primeira vez que o grupo militante reconheceu publicamente como a queda do regime de Bashar al-Assad na Síria prejudicou a capacidade do grupo de se rearmar, após uma dura campanha…
Nova cirurgia de Preta Gil para retirada de tumores é adiada após consulta nos EUA
Na semana passada, Preta Gil revelou que iria fazer um procedimento cirúrgico nos Estados Unidos
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.