A inadimplência nos financiamentos para a compra de veículos subiu, enquanto a taxa geral apresentou redução, de fevereiro para março, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (25) pelo Banco Central (BC).

A inadimplência referente ao crédito para a compra de veículos, como são considerados os atrasos superiores a 90 dias, subiu 0,1 ponto percentual, de fevereiro para março, para 8,5%. Em 12 meses encerrados em março, houve alta de 0,7 ponto percentual. Já a inadimplência total ficou em 7,4%, em março, com redução de 0,2 ponto percentual em relação ao mês anterior.

É a primeira queda desde dezembro de 2010. Em 12 meses, a inadimplência total apresentou alta de 1,4 ponto percentual. Segundo o chefe do Departamento Econômico do BC, Tulio Maciel, “boa parte” da inadimplência do segmento de veículos ainda é reflexo do crescimento do crédito no segundo semestre de 2010.

“Os prazos eram mais longos, as condições eram mais favoráveis”, destacou. De acordo com Maciel, atualmente os bancos estão mais rigorosos na concessão de crédito. “Os bancos têm maior rigor, seletividade, cautela”. Em março, na comparação com fevereiro, o saldo total das operações do setor automotivo (leasing e crédito) ficou estável em R$ 201,3 bilhões.