Mato Grosso do Sul contou este ano com um representante no circuito europeu de skate downhill, comandado pela IGSA (Internacional Gravity Sports Association). Jean-Paul Marson, de 37 anos, participou da etapa Lagoa Azul, realizada na Serra de Sintra em Portugal entre os dias 14 e 16 de setembro.
Apaixonado pelo skate deste muito cedo, Jean fez parte da geração old-school de Campo Grande. Participou do 1º campeonato de skate da cidade, realizado no ginásio da UCE nos anos 80 e venceu a etapa do campeonato realizado pela Hot Point, no estacionamento do então Jumbo. Há 8 anos fora do Brasil, Jean atualmente reside em Lisboa. Está com retorno marcado para o País em Novembro, mas antes de voltar à sua terra natal, decidiu aproveitar a oportunidade e participar da etapa portuguesa da IGSA Euro Series.
Jean-Paul Competiu na categoria Downhill Open Masculino com diversos atletas de destaque, como o atual campeão europeu Sebastien Hertler da Alemanha, Kevin Bouaich da Suiça, Marcos Costa do Uruguai, Jorge Pernes de Portugal e Deen Mondt da Holanda. O circuito português é rápido, com velocidades de 90 km/h, possui 3 km de extensão e 14 curvas, sendo duas muito fechadas. Uma dessas curvas é conhecida como “Curva da Morte” e é um ponto onde se define quem estará entre as primeiras posições. O campeonato foi dividido em treinos livres (14/09), corridas classificatórias (15/09) e corridas eliminatórias (16/09). Quem levou a melhor foi o alemão Matthias Ebel, seguido por Sebastien Hertler em 2º e o espanhol Garrido Sanchez em 3º.
A ideia de participar de um evento como esse é principalmente o intercâmbio de experiências que acontece. Assim como Jean, outros skatistas de downhill do Mato Grosso do Sul estão pegando seus skates e botando o pé na estrada. A equipe 4D Longboarding esteve recentemente em Minas Gerais, uma das regiões mais montanhosas do Brasil, atrás também deste intercâmbio de experiências.
Além de Minas Gerais, a 4D Longboarding já marcou presença nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O Mato Grosso do Sul possui pouca bagagem nesta modalidade do skate mas seus atletas estão em uma busca constante pela evolução. Em meio a tantas adversidades para uma boa prática do esporte, contamos com um local ideal de treino (com muito pouco movimento de carros), a Serra da Alegria.