O episódio “A Reacionária do Pantanal”, da série As Brasileiras da Rede Globo de Televisão, filmado em Corumbá será exibido nesta quinta-feira (26), logo após o seriado “A Grande Família”. Em formato de micro-documentário, a atração mostra várias regiões do país por meio de histórias de mulheres de diferentes tipos físicos, de todas as idades e com temperamentos diversos. A série vai ao ar todas as quintas-feiras. A trama é dirigida e produzida por Daniel Filho.

Corumbá é o pano de fundo da trama que tem como protagonista a cantora Sandy Leah, que interpretará uma jovem chamada Gabriela que está revoltada com o novo relacionamento da mãe. O episódio tem a participação de Suzana Ribeiro, com a personagem Guiomar (irmã de Gabriela), Cadu Fávero como Guilherme (irmão de Gabriela), Danton Mello, interpretando Gustavo (irmão de Gabriela), Regina Braga, como Olinda (mãe de Gabriela), Xuxa Lopes, com a personagem Noêmia (namorada de Olinda), Fernanda Paes Leme, com o papel de Luiza (amiga de Gabriela), Pedro Neschling, como Mauricio (namorado de Gabriela) e Guilherme Winter, interpretando Hugo (filho de Noêmia).

Em agosto de 2011, uma equipe de produção esteve na Estrada Parque e área urbana para captar imagens da paisagem pantaneira. Foram filmados o pôr-do-sol, vários animais, plantas e todas as belezas do bioma. A produtora da série visitou o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) no dia 11 de agosto. Chris Habib pediu sugestões de cenários locais para o chefe do executivo corumbaense. Além da Prefeitura, a equipe contou com apoio da Marinha do Brasil, por meio do 6º Distrito Naval de Ladário.

“O importante desse trabalho será principalmente ampliar a divulgação de que a maior parte do Pantanal está em Corumbá, o que muitas vezes não acontece. O seriado será um instrumento para mostrar ao Brasil que nossa cidade é um dos principais municípios pantaneiros”, disse Ruiter na época. A visão panorâmica da cidade no Cristo Rei do Pantanal, o Porto Geral de Corumbá e as águas cristalinas do Rio Negrinho foram algumas das sugestões repassadas pelo prefeito.

Sinopse

Na trama, Sandy vive Gabriela, uma moça que fica revoltada ao descobrir que a mãe decidiu largar o luto para namorar uma mulher. A novidade da relação homossexual de Olinda (Regina Braga) logo se espalha pela cidade, e sobra preconceito para toda a família. Em um bar, Gabriela (Sandy Leah) e Luiza (Fernanda Paes Leme) estão conversando e acabam escutando piadinhas sem graça de uma turma de homens. Indignada com o que ouve, Gabriela (Sandy Leah) abraça a amiga e finge que as duas são namoradas. Ela para em frente a mesa dos meninos e dispara “Sabe por que tem muita mulher preferindo ficar com mulher? Porque não dá para encarar homens feito vocês”. Com informações da assessoria de imprensa da Rede Globo.