Pular para o conteúdo
Geral

Após eleição, rivais se reúnem para tentar ‘salvar o Estado’

Reunião fechada, marcou o encontro de Delcídio, Jerson, Puccinelli, Giroto e Bernal para unir forçar a fim de aumentar o repasse do FPE ao Estado
Arquivo -

Reunião fechada, marcou o encontro de Delcídio, Jerson, Puccinelli, Giroto e Bernal para unir forçar a fim de aumentar o repasse do FPE ao Estado

O governador André Puccinelli (PMDB), o senador Delcídio Amaral (PT), deputados federais e estaduais, se reuniram na tarde desta segunda-feira (29) para unir forças e evitar que importantes questões econômicas, a serem definidas nos próximos dias, prejudiquem o Mato Grosso do Sul.

O assunto não envolveu política, mas foi marcado como o primeiro encontro entre os rivais na urna, Alcides Bernal (PP) e Edson Giroto (PMDB), e os líderes do PT e PMDB, Delcídio Amaral e André Puccinelli.

A reunião foi a portas fechadas, mas o senador Delcídio Amaral, já no carro, parou para atender a imprensa. Neste momento, o governador André Puccinelli também passou, mas não desceu do carro. Ele disse que Delcídio estava na reunião e explicaria o que aconteceu. Questionado sobre assuntos ligados a eleição, Puccinelli declarou que a política acabou ontem e que agora é cuidar de trabalhar.

“É hora do povo que gosta de Mato Grosso do Sul, prefeito, vereador, senador, governador e a sociedade civil salvar o Estado do que estão querendo fazer com o Centro-Oeste”, disse Puccinelli antes de ir embora.

O discurso de Puccinelli foi reforçado por Delcídio. O senador também declarou que a campanha acabou ontem e que agora é hora de trabalhar. “A eleição já acabou. Agora é trabalhar para quem para os nossos salários. O povo agora quer saber o que nós estamos fazendo para ajudar o Estado, mas a reunião foi boa até para relaxar o espírito e dar uma desintoxicada”.

Segundo Delcídio a reunião serviu para discutir temas como o Fundo de Participação dos Estados (FPE), incentivos fiscais e até a distribuição dos royalties do Pré-sal . Na opinião do senador, o que mais preocupa é o FPE. Até 31 de dezembro o Congresso Nacional precisa votar novo critério de rateio do fundo, por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), que acolheu Ação de Inconstitucionalidade da lei que trata da atual divisão. A bancada do Estado teme uma redução, que prejudique ainda mais o Mato Grosso do Sul, que já tem quarto pior repasse entre os estados, de apenas 1,33%, contra estados mais novos como o Tocantins, que tem repasse de mais de 4%.

Outro assunto que preocupa é a questão do incentivo fiscal. A bancada do Estado luta para que os incentivos sejam regularizados e diminua a desigualdade entre os estados, que precisam reduzir os impostos para atrair indústrias e vencer a desleal concorrência com estados como e Santa Catarina.

A bancada do Estado se reunirá na quarta-feira (31) com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e com o presidente do Conselho Nacional de Política Fazendária, Nelson Barros, para tratar destes temas que preocupam. Na reunião também deve ser abordada a renegociação da dívida do Estado. Os representantes de Mato Grosso do Sul defendem a redução do indexador e prolongamento da dívida. O objetivo é reduzir de 15% para 9% a dívida e direcionar a diferença em investimentos.

O deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM) também esteve na reunião. Ele explicou que uma redução do FPE pode quebrar os municípios e prejudicar a economia em geral, diminuindo a capacidade de investimentos do Estado. O deputado federal Edson Giroto lembrou que o momento é de respeitar o interesse maior, que é a cidade. Ele afirmou que parabenizou Bernal pela vitória, mas deixou claro que cobrará os compromissos firmados pelo candidato da oposição durante a campanha.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Pedro é ausência na lista de relacionados do Flamengo contra o São Paulo por opção técnica

Willian Arão é registrado no BID e pode estrear pelo Santos no Brasileiro contra o Flamengo

Fifa escolhe iraniano naturalizado australiano para apitar final do Mundial de Clubes nos EUA

Motociclistas ficam feridos em acidente envolvendo três veículos, na Presidente Vargas

Notícias mais lidas agora

Fazendeiro de MS alega legítima defesa ao matar vizinho e é liberado 2h após depoimento

Hospital identificou negligência 2 dias antes de bebê estuprada pelo pai morrer em MS

Justiça manda despejar Waldir Neves de mansão no Damha por dívida de R$ 1,5 milhão

Como a tecnologia está tornando os dados públicos mais acessíveis para todos

Últimas Notícias

Conteúdo de Marca

Solidariedade que cura: Bispo Bruno Leonardo doa R$30 mil para tratamento de jovem com câncer

Em um gesto que tocou o coração de milhares, o Bispo Bruno Leonardo, líder espiritual conhecido por seu compromisso com a fé e com as causas humanitárias, protagonizou mais uma demonstração do poder do amor ao próximo.

Cotidiano

MS registra mais 17 óbitos por síndrome respiratória em 2025, aponta boletim

Os dados correspondem à semana epidemiológica 27

Polícia

VÍDEO: Em protesto, mulheres pedem prisão de mãe de bebê morta após ser estuprada pelo pai

Grupo de mulheres protestou em frente a casa da família com cartazes na tarde desta sexta-feira (11)

Cotidiano

Patinadoras de Campo Grande conquistam 24 medalhas em campeonato mundial

Após resultado de patinadoras, Campo Grande vai sediar a 2ª edição da Copa Pantanal na modalidade