Atrelado ao projeto político do prefeito de Campo Grande, o deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM) afirmou, nesta segunda-feira (7), que o apoio do também deputado federal Edson Giroto (PMDB) à pré-candidatura de Nelsinho Trad (PMDB) ao Governo do Estado, em 2014, poderá influenciar nos rumos do partido na Capital.

Dividida entre as pré-candidaturas a prefeito de Giroto e do deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB), a cúpula estadual dos democratas irá se reunir nesta quinta-feira (10) para discutir o assunto. “Temos vários cenários que fazem parte de um processo e cada um irá apresentar o seu entendimento”, explicou Mandetta.

No encontro serão apresentadas as propostas dos presidentes municipal e estadual do DEM, vereador Airton Saraiva e deputado estadual Zé Teixeira, respectivamente. Tido como o “fiel da balança”, Mandetta levará aos dirigentes o posicionamento da executiva nacional da legenda. “Pode ser a reunião que definirá nosso apoio, como também pode não ser”, ponderou o deputado.

“Os cenários são esses, o Saraiva no campo municipal defende a aliança com o PMDB e o Zé com o PSDB, por conta de um fortalecimento no interior. Já eu irei levar um entendimento nacional dessas alianças. Vamos começar essa discussão para encontrar o melhor para todos”, argumentou.

De olho em 2014

Segundo Mandetta, além do posicionamento das três maiores lideranças do partido no Estado, a indefinição de Edson Giroto em apoiar Nelsinho na disputa pela sucessão do governador André Puccinelli (PMDB), poderá pesar no momento de decidir a qual dos dois pré-candidatos o DEM definirá apoio. “Tudo pesa, são vários cenários”, reforçou.

No último sábado (5), Giroto desconversou ao ser questionado se estaria ao lado de Nelsinho em 2014. O prefeito de Campo Grande é cotado para concorrer ao Governo do Estado pelo PMDB. Contudo, setores do partido são favoráveis à pré-candidatura da vice-governadora Simone Tebet.

Depois da repercussão negativa, Giroto recorreu ao seu perfil no Facebook para se retratar e manifestar apoio ao colega de partido.

Aliados do prefeito tem receio de que o suposto apoio de Giroto a Nelsinho seja uma estratégia para mantê-lo na campanha do PMDB e depois deixá-lo, com o intuito de viabilizar a pré-candidatura de Simone. A vice-governadora chegou a ser “lançada” ao governo pelo presidente regional do PMDB, Esacheu Nascimento, durante ato político do PMDB Mulher.