Pular para o conteúdo
Geral

Americano condenado à prisão perpétua por tentativa de atentado em Nova York

Um americano nascido na Bósnia foi condenado nesta sexta-feira à prisão perpétua por ter planejado com dois cúmplices um atentado suicida no metrô de Nova York em 2009. Adis Medunjanin, de 34 anos, apresentado pelos Estados Unidos como um membro da Al-Qaeda, havia sido considerado em maio culpado de complô visando a utilizar armas de […]
Arquivo -

Um americano nascido na Bósnia foi condenado nesta sexta-feira à prisão perpétua por ter planejado com dois cúmplices um atentado suicida no metrô de Nova York em 2009. Adis Medunjanin, de 34 anos, apresentado pelos Estados Unidos como um membro da Al-Qaeda, havia sido considerado em maio culpado de complô visando a utilizar armas de destruição em massa e de complô visando a cometer um ato terrorista por um tribunal federal do Brooklyn, em Nova York.

“Foi uma das ameaças terroristas mais graves desde o 11 de Setembro”, indicou nesta sexta-feira a procuradora federal Loretta Lynch. O acusado e seus cúmplices ficaram “a apenas alguns dias de seus atentados”, acrescentou ela. Segundo a justiça americana, Medunjanin e dois cúmplices, que testemunharam contra ele em seu julgamento e ainda aguardam condenação, haviam preparado esse atentado suicida a mando de comandantes da Al-Qaeda no Paquistão.

Os três amigos foram ao Paquistão em 2008 com o objetivo de se juntar aos talibãs no Aefganistão. Eles foram treinar no Waziristão, onde dirigentes da Al-Qaeda os convenceram a voltar aos Estados Unidos para se tornarem “mártires”. Os alvos programados inicialmente eram os hipermercados Walmart, a Bolsa de Nova York, a Times Square, o metrô, e ainda cinemas, havia afirmado Najibullah Zazi, de 26 anos, de origem afegã e considerado o “cérebro” do grupo, durante o processo de Medunjanin em maio.

Em agosto de 2009, Zazi havia indicado em seu contato com a Al-Qaeda que o plano de atentado suicida estava pronto. Em 8 de setembro de 2009 ele foi a Nova York com todo o material para o ataque, mas se deu conta de que estava sendo vigiado e foi a Denver, onde foi preso em 19 de setembro. Ele admitiu sua culpa em fevereiro de 2010 e aceitou testemunhar contra Medunjanin para receber uma pena menos pesada. O terceiro, Zarein Ahmedzay, considerado culpado no mesmo ano, também aguarda a sua pena.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Trump anuncia acordo de cessar-fogo entre Israel e Irã

Rapaz é encontrado morto com machado cravado no crânio em Juti

De muçarela a carnes, polícia apreende quase 700 quilos de produtos vencidos em atacadista de MS

Motociclista bate em ônibus do Consórcio Guaicurus em cruzamento no bairro Tiradentes

Notícias mais lidas agora

Claudinho Serra escalou ex-chefe de licitação de Reinaldo para corrupção: ‘já é do time’

Detran-MS gasta R$ 35 milhões com radares que não estão multando

Consórcio Guaicurus tenta anular quase R$ 100 mil em multas após perder prazo

Anvisa determina suspensão e recolhimento de suplemento e canela após análise

Últimas Notícias

Brasil

Por falta de dinheiro, ANP suspenderá fiscalização de combustíveis em julho

Agência também fará redução amostral no contrato do Levantamento Semanal de Preços de Combustíveis

Cotidiano

Prefeitura oferece acolhimento em ponto de apoio para invasores de terreno no Jardim Tijuca, mas população recusa

Grupo de moradores ouviu as propostas da pasta, mas recusou o auxílio, com a alegação de que permanecerão no local até que ocorra a reunião com a Emha

Brasil

Procon lança cartilha sobre direitos do consumidor para refugiados

A ação faz parte das celebrações pelo Dia do Imigrante, comemorado no próximo dia 25 de junho

Polícia

‘Curva da Morte’: motorista perde controle de caminhonete e sai da pista na BR-060

O motorista foi socorrido por uma ambulância