Geral

Alerta de tsunami é emitido após tremor de 7.6 graus nas Filipinas

Um forte terremoto de 7.6 graus na Escala Richter foi registrado nesta sexta-feira no Oceano Pacífico, nas proximidades da costa das Filipinas, segundo o serviço americano de Geologia (USGS). Inicialmente, o serviço havia informado que o tremor era de magnitude 7.9. Um alerta de tsunami foi emitido imediatamente após o abalo sísmico. De acordo com […]

Arquivo Publicado em 31/08/2012, às 13h15

None

Um forte terremoto de 7.6 graus na Escala Richter foi registrado nesta sexta-feira no Oceano Pacífico, nas proximidades da costa das Filipinas, segundo o serviço americano de Geologia (USGS). Inicialmente, o serviço havia informado que o tremor era de magnitude 7.9. Um alerta de tsunami foi emitido imediatamente após o abalo sísmico.


De acordo com o USGS, o tremor foi localizado 96 km ao leste da cidade de Sulangan às 9h47 (de Brasília) e 34,9 km de profundidade. Modelos de computador do serviço americano estimam que até 9,3 milhões de pessoas podem ter sentido tremores “fortes” ou “muitos fortes”.


O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico emitiu um alerta regional para possíveis ondas gigantes para a Indonésia, Filipinas, Taiwan, Papua Nova Guiné, Japão, Guam, Belau, Yap, Ilhas Mariana e Belau. Regiões da Rússia banhadas pelo Oceano Pacífico e o Estado americano do Havaí também foram colocados em alerta. Mas, por volta das 10h40, o alerta foi retirado para a maior parte dos países e ilhas da região, sendo mantido apenas para as Filipinas, Indonésia e Belau, segundo a agência BNO News.


“Ainda não se sabe se um tsunami foi gerado. O alerta é baseado apenas na avaliação do terremoto”, disse o centro, em boletim. “Um terremoto deste tamanho tem o potencial de gerar um tsunami destrutivo que atinja costas próximas em questão de minutos e mais distantes em horas”.


O governo das Filipinas ordenou a imediata evacuação das áreas costeiras.

Jornal Midiamax