A partir de 2013, PP terá a maior força política em número de eleitores do MS
No balanço final das eleições municipais, o PP (Partido Progressista) do prefeito eleito de Campo Grande, Alcides Bernal, conquistou a maior fatia dos 1,77 milhões de eleitores de Mato Grosso do Sul. Já a sigla partidária que angariou mais prefeituras no Estado é o PMDB. Com a vitória de Bernal, o PP aministrará cidade com 516,6 […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
No balanço final das eleições municipais, o PP (Partido Progressista) do prefeito eleito de Campo Grande, Alcides Bernal, conquistou a maior fatia dos 1,77 milhões de eleitores de Mato Grosso do Sul. Já a sigla partidária que angariou mais prefeituras no Estado é o PMDB.
Com a vitória de Bernal, o PP aministrará cidade com 516,6 mil eleitores, equivalente a 29% do eleitorado sul-mato-grossense. Com a eleição de 23 prefeitos, nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, o PMDB conquistou 18,77% do percentual de eleitores do Mato Grosso do Sul.
Mesmo conquistando a prefeitura de 12 municípios, o PSDB e o PT ficaram atrás do PSB que alcançou vitória em quatro cidades. Isto porque além de Nioaque, Glória de Dourados e Coxim, o PSB reelegeu o prefeito Murilo Zauith em Dourados, cidade com o segundo maior colégio eleitoral do Estado, obtendo um total de 10,55% de eleitores.
Apesar do empate em número de prefeitos eleitos, o PT ficou na frente do PSDB com uma diferença de 23.046 eleitores. A vitória do petista Paulo Duarte em Corumbá concedeu ao PT, o quarto lugar, totalizando na soma do eleitorado de todos os municípios 179.223 pessoas.
Em 2013 o PSDB terá o quinto lugar em força de eleitores no Mato Grosso do Sul. A sigla obteve com as 12 prefeituras, um eleitorado de 156.177 pessoas. Já o PR elegeu 7 prefeitos e obteve quase 95 mil eleitores.
Outro empate em número de prefeituras aconteceu entre o PDT e o DEM. Os dois partidos elegeram seis prefeitos no Estado. Porém, o PDT ficou com mais força, já que as cidades em que conquistou prefeituras são maiores em número de eleitores do que as do DEM.
O PDT tem 29.729 mais eleitores do que o DEM, que alcançou com a vitória nas prefeituras, 48.907 eleitores. O PPS governará em 2013, 55.898 eleitores com a única prefeitura que conquistou, a de Ponta Porã.
Quase nanicos, em termos comparativos, siglas que alcançaram nestas eleições uma ou duas prefeituras, são: PV, PT do B, PTB, PSD, PMN e PRP.
Notícias mais lidas agora
- ‘Mãe, Jhonathan se matou’: Tiro atingiu testa de vítima e rapaz tentou mentir sobre crime
- Turista tem costela quebrada ao descer de tobogã durante confraternização em MS
- Candidatos reclamam de prejuízos após concurso considerado irregular ser suspenso em MS
- ‘Parte de mim também morreu’: A 5 dias de júri por morte de Sophia, pai fala sobre a dor da ausência da menina
Últimas Notícias
IFMS abre 315 vagas em cursos gratuitos de idiomas a distância
As vagas são destinadas aos cursos de inglês e espanhol em sete cidades de MS
Vereadores analisam dois vetos do Executivo e projeto da primeira infância em Dourados
Entre os projetos pautados para serem discutidos e votados nesta segunda-feira (2) estão dois vetos integrais e a instituição do plano municipal pela primeira infância em Dourados. A medida caso seja aprovada, tem vigência até 2034. O primeiro veto encaminhado pelo prefeito Alan Guedes (PP), trata do projeto de Lei n° 05/2024 que concede benefício…
Arte com lápis de cor e em stop motion homenageia fotógrafa de MS apaixonada pelo Pantanal
Artesã fez desenhos em vários papéis e deu movimento, como se fotógrafa estivesse caminhando no Pantanal
Polícia flagra marido espancando mulher com barra de ferro dentro de banheiro em MS
Mulher deu uma facada no marido para se defender
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.