O Vasco assumiu a liderança provisória do Campeonato Brasileiro ao vencer sem nenhuma dificuldade o Avaí por 2 a 0, neste sábado, 19, em São Januário, em partida pela 36.ª e penúltima rodada. Chegou aos 65 pontos e neste domingo espera um tropeço do Corinthians, que tem 64, contra o Atlético Mineiro, em jogo que será disputado no Pacaembu.

A vitória do Vasco só não foi mais elástica por causa do goleiro Marcelo Moretto. Ele fez sete defesas difíceis. Não evitou, porém, os gols de Felipe e Élton e o rebaixamento do Avaí para a Série B. O time catarinense estacionou nos 30 pontos e não tem mais como alcançar a 16.ª posição.

Para superar o Avaí, o Vasco recorreu ao conjunto da equipe e a uma atuação destacada de Felipe. Com seus dribles desconcertantes, ele deixou os adversários nervosos e criou várias situações de perigo. Não houve uma jogada sequer que Felipe tenha desperdiçado. Já era o melhor em campo, ao lado de Marcelo Moretto, quando resolveu arriscar um chute a gol após um passe de Juninho Pernambucano. Driblou um zagueiro do Avaí e concluiu de fora da área com estilo, no início do segundo tempo. O goleiro nem se mexeu.

O gol deu tranquilidade ao Vasco. O time foi sempre superior ao Avaí e isso ficou mais evidente ainda aos 20 minutos do primeiro tempo, no momento em que Júnior Urso foi expulso.

Com mais volume de jogo e técnica, o Vasco encurralava o Avaí, que quase não arriscava contra-ataques e deve se dar por satisfeito de voltar para Florianópolis com um placar contrário pouco dilatado. O próprio técnico do time, o interino Edson Neguinho, que substituiu esta semana a Toninho Cecílio, demitido, já deixava claro o objetivo do Avaí antes de a bola rolar: que a equipe terminasse o Brasileiro de maneira honrosa.

O segundo gol do Vasco surgiu em um cruzamento de Bernardo da esquerda. Élton completou sem marcação e liquidou de vez o jogo. Até os 45 minutos, houve outras oportunidades a favor dos cariocas, que, no entanto, diminuíram o ritmo, provavelmente já voltados para o jogo da próxima quarta-feira contra a Universidad de Chile, também em São Januário – o primeiro da semifinal da Copa Sul-Americana.