Geral

Vagão ambiental chega a Corumbá; estudantes terão palestras

Aprender sobre a importância de preservar o meio ambiente de maneira divertida, dentro de um vagão de trem. Essa é a proposta, desenvolvida pelo Instituto ALL de Cultura e Educação da América Latina Logística (ALL), que será levada para crianças do 2º ao 6º ano do Ensino Fundamental de Escolas Municipais Corumbá, de 27 a […]

Arquivo Publicado em 26/09/2011, às 22h35

None

Aprender sobre a importância de preservar o meio ambiente de maneira divertida, dentro de um vagão de trem. Essa é a proposta, desenvolvida pelo Instituto ALL de Cultura e Educação da América Latina Logística (ALL), que será levada para crianças do 2º ao 6º ano do Ensino Fundamental de Escolas Municipais Corumbá, de 27 a 30 de setembro, na estação ferroviária da cidade.


O Vagão Ambiental, especialmente decorado com temas da natureza, promove um encontro educativo monitorado por educadores ambientais que ministram palestras sobre os cuidados com o meio-ambiente, ensinando sobre coleta seletiva, reciclagem e segurança. Além de contar também com um espaço multimídia para projeção de vídeos educacionais, estrutura para plantio e reciclagem de mudas e jogos educativos. Até o momento, 480 estudantes já foram beneficiados pelo Projeto em Mato Grosso do Sul, nas cidades de Três Lagoas e Miranda.


O coordenador de atividades do Vagão em Corumbá, Walmor Pappi, está há seis anos no projeto e afirma que as crianças ficam muito interessadas, pois os temas são apresentados de uma maneira divertida, lúdica e dinâmica, o que facilita o aprendizado. “É uma forma de conscientizar as crianças e sensibilizá-las para a questão ambiental”, completa.


O Projeto atenderá turmas das 08h às 16h, com duração de duas horas para cada turma, e vai beneficiar cerca de 240 crianças de oito escolas municipais. As primeiras escolas a participarem serão a Pedro Paulo de Medeiros e Delcídio do Amaral, no dia 27. Nos dias 28, 29 e 30, as escolas Luiz Feitosa Rodrigues, Fernando de Barros, Ângela Maria Perez, Clio Proença, Djalma de Sampaio Brasil e José de Souza Damy participarão do Projeto.


Entre os principais projetos do Instituto ALL, destacam-se as Palestras de Segurança nas Escolas, em que estudantes recebem orientação sobre os cuidados ao cruzar a linha férrea; o Vagão do Conhecimento, que percorre as cidades à margem da linha férrea com cursos, oficinas e palestras educativas; e o Vagão Ambiental, vagão itinerante onde educadores contratados pela ALL promovem aulas de preservação ambiental.

Jornal Midiamax