Unidade móvel irá atender mulheres rurais em luta contra câncer do colo de útero
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) recebeu esta semana uma unidade móvel equipada como um consultório médico para atender mulheres do meio rural que não tem acesso aos serviços de saúde. Mato Grosso do Sul é um dos três estados que recebeu a unidade móvel do Útero é Vida, o Programa de Prevenção do […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) recebeu esta semana uma unidade móvel equipada como um consultório médico para atender mulheres do meio rural que não tem acesso aos serviços de saúde.
Mato Grosso do Sul é um dos três estados que recebeu a unidade móvel do Útero é Vida, o Programa de Prevenção do Câncer do Colo do Útero da Mulher Rural desenvolvido pelo sistema CNA/Senar. A unidade móvel tem capacidade para realizar até 90 procedimentos por dia e vai percorrer os municípios do Estado realizando gratuitamente exames papanicolau, fazendo prevenção e levando informações sobre o câncer do colo de útero.
O atendimento será feito em áreas rurais, prioritariamente em locais onde a população não tem acesso às unidades de saúde. Durante o programa, as mulheres serão cadastradas e em seguida encaminhadas para palestras e coleta de material para a realização do exame preventivo.
Em 2009, quando foi realizado um projeto piloto da iniciativa em MS, 518 mulheres dos municípios de Iguatemi, Inocência e Glória de Dourados receberam o atendimento em postos de saúde. O perfil das participantes eram mulheres em idade sexual ativa que nunca haviam realizado ou que estavam com o exame atrasado há pelo menos dois anos.
Além de sensibilizar e conscientizar as mulheres do campo para a prevenção e diagnóstico do câncer de colo de útero, o Programa contribui para o aumento da auto- estima e qualidade de vida. Durante a realização das atividades, cada participante receberá um kit de beleza contendo cosméticos e produtos de higiene pessoal.
Câncer do colo de útero
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer do colo de útero é o segundo mais comum na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Por ano, faz 4,8 mil vítimas fatais e apresenta 18,4 mil novos casos. Esse tipo de câncer é causado pela infecção do Papilomavírus Humano (HPV). A prevenção pode ser feita com o uso de preservativos e realizando anualmente o exame que detecta a doença.
Unidades móveis
Além do Útero é vida, outros dois programas do Senar/MS contam com unidades móveis para atendimento. O Programa Inclusão Digital Rural oferece aulas de informática básica que possibilitam aos produtores buscar na internet informações que sejam úteis para o trabalho no campo. A iniciativa dispõe de salas fixas nos maiores sindicatos rurais do Estado, com 10 computadores cada. Para atender os municípios que não têm as salas, a unidade móvel de atendimento vai até as propriedades rurais. Já o Projeto Pingo D’Água leva atendimento odontológico às comunidades rurais. Desenvolvido em parceria com as prefeituras municipais, o atendimento odontológico é oferecido em um ônibus adaptado que conta com uma estrutura odontológica completa.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Homem é enganado, cai em golpe e acaba perdendo R$ 1 mil no Jardim Campo Nobre
Autor disse que a chave PIX era “muito difícil de digitar” e fez uma transferência muito acima do valor combinado com a vítima
Queda de Assad na Síria cortou linha de suprimentos essencial do Irã, diz Hezbollah
O Hezbollah perdeu sua rota de suprimento mais importante do Irã através da Síria, disse o chefe da milícia libanesa, Naim Qassem. Esta é a primeira vez que o grupo militante reconheceu publicamente como a queda do regime de Bashar al-Assad na Síria prejudicou a capacidade do grupo de se rearmar, após uma dura campanha…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.