O fim da circulação de dinheiro em parte da frota dos ônibus coletivos urbano em Campo Grande já começa a apresentar os primeiros resultados positivos. Nos 10 primeiros dias de novembro foram registradas duas ocorrências, índice que se for mantido resultará em seis casos até o final do mês. Em novembro do ano passado foram 48 ocorrências.

Os dados levantados pela Assetur demonstram que a redução no número de assaltos foi significativa a partir de 26 de agosto deste ano, quando o uso do cartão passou a ser obrigatório nos ônibus articulados. Em setembro foram registradas 37 ocorrências, número que caiu para 18 em outubro. Já nos 10 primeiros dias de novembro foram apenas dois casos.

“A continuar esse índice deveremos chegar ao final de novembro com seis casos registrados, com possibilidade de pequena variação para cima ou até para baixo”, destaca João Rezende Filho, diretor da Assetur. A exigência do uso do cartão já abrange 37% do sistema – articulados e ônibus vermelhos. No entanto, a redução da circulação de dinheiro vem sendo registrada também nas linhas azuis, que atendem exclusivamente os bairros.

“Percebemos que a população é favorável e que está aderindo à proposta, que além de reduzir o número de assaltos torna o embarque mais ágil, evitando o atraso nas viagens”, disse Rezende Filho.

Redução

Outros levantamentos feitos pela Assetur mostram que a parcela de usuários que ainda paga a tarifa em dinheiro está caindo de forma significativa. Conforme os dados, entre 1º e 7 de outubro passado 16,10% das passagens foram pagas em dinheiro, porcentual que caiu para 8,06% no período compreendido entre 1º e 7 de novembro.

“Esses índices dizem respeito aos articulados e ônibus das linhas vermelhas, nas quais há a obrigatoriedade do uso do cartão. Entretanto, conforme apuramos, a redução também está ocorrendo nas linhas azuis, nas quais a passagem pode ainda ser paga em dinheiro”, explicou João Rezende.

A retirada do dinheiro dos ônibus teve início no dia 26 de agosto nos veículos articulados. Desde 1º de novembro ônibus que percorrem outras 17 linhas, da cor vermelha, também só operam com o cartão. A iniciativa consta de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado pela Assetur, concessionárias, Ministério Público Estadual e prefeitura.

Os clientes que ainda não possuem o cartão, que é de graça, podem fazer a solicitação na Assetur, nos terminais de integração e também pela internet no site www.assetur.com.br. A relação das centenas de pontos de venda e recarga de créditos está publicada no site da associação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 647-0060.