Tempo seco que castiga campo-grandenses exige cuidados nas atividades físicas

O ar seco e a alta temperatura castigam os sul-mato-grossenses. A falta de umidade fez até os vendedores do centro comercial popular (Camelodrómo) aumentarem os estoques para atender à procura pelos umidificadores de ar. O produto virou vedete nas bancas dos camelôs com o tempo de calor. Exercícios físicos com menos intensidade, muita água e boa […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O ar seco e a alta temperatura castigam os sul-mato-grossenses. A falta de umidade fez até os vendedores do centro comercial popular (Camelodrómo) aumentarem os estoques para atender à procura pelos umidificadores de ar. O produto virou vedete nas bancas dos camelôs com o tempo de calor.

Exercícios físicos com menos intensidade, muita água e boa alimentação. Essa é orientação dos profissionais de saúde para este tempo de umidade relativa do ar em baixa. O professor de Educação Física Glauber Roberto Alcala orienta que os alunos devem procurar malhar nos horários de menos calor, de manhã, até às 10h, e, de tarde, a partir das 16h.
 

Outra orientação nesse tempo seco é para crianças e idosos, que devem ser orientados durante os exercícios.
 

Os problemas respiratórios são os que mais aparecem nessa época. Com ele, aumentam as consultas em postos de saúde e hospitais. Nesta semana, em Campo Grande o número de consultas foi 50% maior que o normal, e quem sofre mais são as crianças e idosos. Febre, ressecamento nos olhos e na garganta, são os sintomas mais comuns devido à falta de umidade do ar.
 

A pneumologista Ana Maria Campos Marquês orienta que a população faça uso de umidificadores de ar. Caso não seja possível, é possível umedecer os ambientes da casa com toalhas molhadas e bacias com água nos cômodos.
 

Muitas doenças surgem por conta dos problemas respiratórios como asma, bronquites, tuberculose e renites. Uma recomendação importante que a médica faz é para que fumantes fiquem cientes de que o uso do cigarro traz prejuízos maiores neste tempo seco e evitem fumar perto de outras pessoas.
 

Para se manter saudável e disposto nessas condições climáticas, é necessário tomar muito líquido, não fazer consumo de comidas pesadas e gordurosas, diminuir o consumo de sal e não se expor ao sol nos horário de 10h às 16h. Utilize soros fisiológicos para umedecer o nariz e colírios para o ressecamento dos olhos. Não busque a automedicação, caso tenha sintomas graves procure um médico.

A umidade relativa do ar tem a previsão de queda, e pode chegar a 20% o que significa que o tempo estará seco e sem possibilidades de chuva. Segundo o meteorologista Natálio Abraão as condições climáticas para a semana que vem não serão diferentes.

A temperatura máxima deste sábado pode chegar a 40°C graus em algumas cidades do estado, já em Campo Grande a máxima registrada no começo da tarde foi de 36°C graus.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados