As autoridades revisaram para 19 o número de mortos nesta quinta-feira (24) pelo triplo atentado a bomba em um mercado popular da cidade de Basra, no sul do Iraque. Outras dezenas de pessoas ficaram feridas.

Anteriormente, a polícia havia informado que 11 pessoas foram mortas pelas explosões.

A fonte policial explicou que uma bomba e uma moto-bomba explodiram de forma consecutiva, e, quando várias pessoas e policiais se concentraram perto do mercado, que fica no bairro de Al Haramiya, uma terceira bomba foi detonada.

Entre os feridos estão vários membros das forças de segurança, informou a fonte. O atentado provocou grande destruição em lojas e veículos próximos.

Este foi o pior atentado desta quinta no Iraque, onde pelo menos outras seis pessoas morreram e 16 ficaram feridas em outros casos de violência. Em um deles, ocorrido no leste da cidade de Mossul, no norte do país, um grupo armado atacou um posto de controle do exército iraquiano e matou um soldado e feriu outro.

Basra é uma cidade de grande importância para a economia iraquiana. O ataque ocorre em meio à retirada gradual de tropas americanas do país, que devem retornar aos Estados Unidos por completo até o fim de dezembro.