Iniciativa do Sindicato Rural de Corumbá de promover leilões mensais de gado no Parque de Exposição Belmiro Maciel de Barros, a partir de março, vai beneficiar os produtores rurais de todas as regiões do Pantanal, em especial aquelas mais distantes e de difícil acesso.

O primeiro leilão especial de corte será no dia 02 de março, a partir das 19h, no tatersal do parque, com expectativa de participação de 600 animais. “O momento é bom para o comércio de gado magro”, afirma o secretário do sindicato Luciano Leite, organizador do pregão.

Além do mercado favorável, o dirigente rural ressalta ainda como ponto positivo a decisão da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) de reconhecer a Zona de Alta Vigilância (ZAV) como livre de febre aftosa com vacinação. Em Corumbá a ZAV incluiu mais de mil propriedades, totalizando 75 mil animais.

“O leilão vem a atender uma grande parcela de produtores do Pantanal hoje com dificuldades de comercialização, representando uma opção a mais tanto para os nossos criadores como para os compradores”, disse Luciano Leite.

Isenção

O Sindicato Rural decidiu isentar os sócios e não sócios que utilizam o porto de Ladário para desembarque de animais, deixando de cobrar a taxa de R$ 1,50 por cabeça para os lotes inscritos no leilão. Também está negociando preços diferenciados com as lanchas transportadoras.

Os leilões mensais serão realizados pela Leiloboi. Os produtores interessados em participar do arremate do dia 2 de março devem inscrever seus lotes na sede do sindicato e na Leiloboi. Mais informações pelos telefones: 9142-4816/3321-6988/3342-4113.