Segundo informações da secretária do SRTL, Rosimeire de Pádua, a decisão foi tomada após a Iagro local comunicar que o serviço de emissão de guias estava normalizado, apesar do restante do Estado manter a “Operação Padrão”.

O Sindicato Rural de Três Lagoas (SRTL) não irá emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA), conforme anunciou o Governo do Estado como opção aos pecuaristas para todo Mato Grosso do Sul. Segundo informações da secretária do SRTL, Rosimeire de Pádua, a decisão foi tomada após a Iagro local comunicar que o serviço de emissão de guias estava normalizado, apesar do restante do Estado manter a “Operação Padrão”.

“Não iremos emitir porque a Iagro nos informou que as GTAs estão saindo, com um pouco mais de espera, mas estão sendo processadas”, informou.

Na Iagro de Três Lagoas os servidores confirmaram a informação. “Aqui tudo está dentro dos padrões. É claro que ainda há espera pela emissão, mas isso é natural e dentro de nossa realidade”.

De acordo com a proprietária de um dos principais escritórios de Três Lagoas, especializados no segmento rural, Lourdes Palhares, o mês de novembro é mais fraco nos pedidos de GTA devido à campanha de vacinação contra a febre aftosa.

“Conosco tudo está correndo dentro do padrão. Todas as guias estão sendo emitidas dentro das normas, o que permite uma comercialização normal para o produtor rural”, relatou.

Já o escriturário da Tricarne (pequeno frigorífico, que abastece boa parte da Cidade, e açougue varejista), Nelson Alexandre de Jesus, alegou que nesta segunda-feira (21) teve que esperar 40 minutos para receber a GTA, na Iagro.

“Nosso fornecimento de carne ainda não foi influenciado pela Operação Padrão, porém como os proprietários do abatedouro também são produtores rurais também necessitamos desse serviço da Iagro. O que tem sido complicado e com espera além do normal”.